A final de A Fazenda 17 acontece na noite desta quinta-feira (18/12) depois de uma temporada que apostou alto no caos. Expulsões, brigas e discussões dominaram o confinamento e viraram parte do roteiro. Entre tretas e intervenções da produção, o reality da Record chega à decisão com Duda Wendling, Dudu Camargo, Saory Cardoso e Fabiano Moraes na disputa pelo prêmio.
Leia também
-
Carol Lekker expulsa de A Fazenda: saiba quais são as consequências
-
Agressões em A Fazenda não têm mais o mesmo peso; entenda
-
Campeã de A Fazenda reclama: “Pessoal desse ano nem quebrou cadeira”
-
Vilã milionária de reality da Globo quer entrar em A Fazenda da Record
No meio do balanço da edição, o debate já migrou do “quem ganha” para “até onde dá para ir”. A temporada levantou questionamentos sobre os limites do formato e sobre o tipo de comportamento que vem sendo recompensado no jogo. Foi nesse contexto que o colunista do Metrópoles Lucas Pasin analisou os rumos do programa no Ministério da Fofoca.
Para ele, o problema não está apenas nos participantes, mas no caminho que o próprio reality passou a estimular. Segundo Pasin, a repetição de conflitos cada vez mais extremos cria uma régua perigosa para as próximas edições.
“As próximas edições de A Fazenda podem ser perigosas se eles não colocarem um limite para esse caminho do absurdo. A gente está tão acostumado com a extrema baixaria, que parece que se a pessoa não vai por esse caminho do absurdo, ela não funciona em um reality como esse. É isso que a Record tem que barrar nas próximas edições”.
A avaliação segue na mesma linha ao olhar para o histórico recente do programa. Para Pasin, o reality passou a ensinar que exagerar é quase uma regra de sobrevivência dentro do jogo. E, edição após edição, esse padrão vai sendo empurrado para um nível mais baixo. Na visão do colunista, a falta de freio não apenas desgasta o formato, como também cria um risco para o futuro do programa.
“Parece que para você ter uma boa trajetória em A Fazenda você tem que ir pelo caminho do absurdo. E o caminho do absurdo é cada vez mais baixo, mais fundo, a cada edição. Se eles não colocarem um limite para isso, já acho que está muito abaixo do tolerável. Mas pode ser perigoso.”
5 imagens


Fechar modal.![]()
1 de 5
Duda, Dudu, Fabiano e Saory estão na final de A Fazenda 17
Reprodução/Record
2 de 5
A expulsão ocorreu após uma briga com Duda
Reprodução/Instagram
3 de 5
Duda Wendling acusou Saory Cardoso de ser amante de Neymar e Gabigol durante formação da Roça em A Fazenda 17
Reprodução/Record
4 de 5
A Fazenda 17: peão é expulso ao vivo após dar soco na cara de rival
Reprodução/Record
5 de 5
Creo Kellab é expulso de A Fazenda 17 após dar soco em Fabiano Moraes
Reprodução/Record
