A Pantone revelou a Cor do Ano para 2026: Cloud Dancer, um tom leve de branco que marca a primeira vez que a empresa elege uma variação do off-white na já tradicional escolha anual. Segundo a Pantone, Cloud Dancer simboliza um “sussurro de calma em um mundo barulhento”, indo na direção oposta à aceleração digital. Além disso, a marca sugere que a cor seja combinada com tons quentes e frios, podendo ser aplicada na moda, em design de interiores e na tecnologia. A escolha, contudo, foi criticada por alguns internautas.
Vem saber mais!
Cloud Dancer
Leatrice Eiseman, diretora-executiva do Pantone Color Institute, afirma que o tom leve de branco “oferece uma promessa de clareza” em tempos de transformação, promovendo simplificação e foco. A vice-presidente do instituto, Laurie Pressman, complementa que Cloud Dancer reflete o desejo coletivo por “novos começos” e a necessidade de recalibrar a forma como a sociedade vive e se conecta.
Leia também
-
Chanel é acusada de machismo e falta de consciência de classe em curta
-
Zara mira o luxo para evitar concorrência com mercado chinês
-
Prada compra a Versace e ganha espaço entre conglomerados de luxo
Escolha é considerada inoportuna
Nas redes sociais, muitas pessoas não receberam bem a Cor do Ano, considerada por internautas como “distópica”, levando em consideração o momento conturbado social e politicamente em que vive os Estados Unidos. Também houve quem fizesse paralelos com a polêmica do anúncio de Sydney Sweeney para a American Eagle, no qual ela brincava com as palavras “jeans” e “genes”, o que parte do público interpretou como tendo conotações ligadas à eugenia.
A história por trás da cor do ano
A escolha da Cor do Ano é feita anualmente pelo Pantone Color Institute, por meio de pesquisas que identificam o tom que mais representa o espírito global do momento. Essa seleção influencia diversas áreas — como moda, design, arquitetura, decoração e marketing — e funciona como um consenso simbólico sobre tendências estéticas e comportamentais.
A iniciativa passou a ser realizada oficialmente no ano 2000, quando a Pantone decidiu criar um processo estruturado para eleger uma cor que sintetizasse o clima mundial. Desde então, especialistas do instituto analisam pesquisas de comportamento, movimentos culturais, avanços tecnológicos e referências visuais de diferentes países antes de chegar ao tom escolhido. A divulgação anual, sempre muito aguardada, tornou-se um marco no calendário das indústrias criativas e de consumo.
Confira looks brancos para 2026 na galeria:
Looks brancos transmitem leveza
Christian Vierig/Getty Images2 de 7
A cor combina com dias frescos de verão
Christian Vierig/Getty Images3 de 7
O branco é visto como um sinônimo de elegância
Christian Vierig/Getty Images4 de 7
A bota preta, estilo coturno, quebra a delicadeza da renda no look acima. É um ótimo truque de styling para deixar a textura mais estilosa
Hanna Lassen/WireImage via Getty Images5 de 7
Desfile da Le Blog, por Hills no Metrópoles Catwalk
Augusto Costa/Especial para o Metrópoles6 de 7
Peças compridas são um truque de styling para dar camadas à combinações monocromáticas
Christian Vierig/Getty Images7 de 7
Desfile da Louback no Metrópoles Catwalk
Augusto Costa/Especial para o Metrópoles
