Portal Estado do Acre Notícias

PCDF barra expansão do PCC e cumpre 50 mandados no DF em megaoperação

pcdf-barra-expansao-do-pcc-e-cumpre-50-mandados-no-df-em-megaoperacao

PCDF barra expansão do PCC e cumpre 50 mandados no DF em megaoperação

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quarta-feira (4/12), uma megaoperação contra a expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC) no DF.

Em ação conjunta entre a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor) e o Gaeco (MPDFT), foram desencadeadas as operações Concórdia II e Occasus, que miram a reestruturação de células ligadas à facção paulista.

Leia também

Ao todo, 110 policiais foram mobilizados para cumprir 25 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em diversas regiões administrativas do DF, entre elas Samambaia, Santa Maria, Ceilândia, Planaltina, Recanto das Emas e Núcleo Bandeirante, além de endereços em Valparaíso (GO) e presídios do Distrito Federal.

De acordo com a investigação, a facção operava de forma fragmentada em “células” independentes, cada uma com estrutura própria, mas subordinada ao comando nacional.

O objetivo era controlar a massa carcerária, impor regras internas, faturar com o tráfico de drogas e armas e expandir o domínio da organização fora dos presídios.

Concórdia II

A Concórdia II decorre da análise de provas apreendidas na primeira fase da operação, deflagrada em abril, quando 14 faccionados foram presos.

Na nova etapa, 18 mandados de prisão foram cumpridos contra integrantes suspeitos de tráfico e extorsão em Brazlândia e regiões próximas.

Occasus

A Occasus foi deflagrada após a Draco identificar integrantes da facção paulista envolvidos na tentativa de homicídio de um rival ligado a uma facção carioca no Recanto das Emas. Nessa frente, foram sete mandados de prisão e sete de busca e apreensão.

Durante a semana, outros 11 integrantes de uma facção local já haviam sido presos em desdobramentos da Operação Shot Caller, concluída em 2024.

A PCDF afirmou que a ação integra a 3ª edição da Operação Renorcrim, iniciativa nacional coordenada pela Senasp e pela Diopi, destinada ao enfrentamento de organizações criminosas em todo o país.

Sair da versão mobile