Lideranças petistas projetam que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deverá ocupar a chefia da Casa Civil de um eventual quarto governo Lula, caso o atual presidente da República seja reeleito em 2026.
A aposta é de que, se for reeleito, Lula vai querer Haddad mais perto dele no Palácio do Planalto para trabalhar o ministro como seu sucessor em 2030, quando o presidente não poderia mais tentar reeleição.
3 imagens
Fechar modal.![]()
1 de 3
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT)
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
2 de 3
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3
Minsitro da Fazenda Fernando Haddad
Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
Nos dois primeiros governos Lula, Haddad chefiou o Ministério da Educação. Ele ficou no cargo até o início da gestão Dilma Rousseff, quando deixou o MEC para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2012.
Leia também
-
Lula rebate ataque de Zezé Di Camargo ao SBT: “Cretinice”
-
Lula anuncia três viagens internacionais em 2026 antes das eleições
-
Motta faz coro a Lula e cobra redução na taxa de juros em 2026
-
Sucessão de Haddad na Fazenda abre disputa no governo e no PT
No terceiro governo Lula, Haddad assumiu o Ministério da Fazenda. Na semana passada, o ministro anunciou que deixará a pasta até fevereiro do próximo ano para coordenar a campanha de Lula à reeleição.
O presidente da República, contudo, prefere que Haddad concorra ao Senado ou ao governo de São Paulo em 2026, para que sirva de palanque para Lula no estado que tem o maior colégio eleitoral do Brasil.
