A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (22/12), mais uma fase da Operação Carcará, em Teresina (PI), com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantojuvenil. Durante a ação, foi preso preventivamente um suspeito de planejar o sequestro de crianças e adolescentes em escolas localizadas na região sudeste da capital, utilizando medicamentos para facilitar a prática criminosa.
O mandado de prisão foi expedido pela 3ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Piauí, após manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF), e cumprido por policiais federais.
Leia também
-
Megaoperação contra facções criminosas é deflagrada em três estados
-
Homem ataca companheira com mordidas em rua perto de delegacia
-
Saiba quem é o político preso por envolvimento na morte de vereador
-
Drogas e armas: célula do Comando Vermelho na Bahia é alvo de operação
A operação tem como objetivo combater crimes de armazenamento, produção e compartilhamento de arquivos digitais contendo conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes, praticados por meio da internet.
O investigado poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de material contendo violência sexual contra crianças ou adolescentes, além de outros delitos que venham a ser identificados no decorrer das investigações.
Força-tarefa
Em 2025, a Polícia Federal no Piauí alcançou um número recorde de operações voltadas ao enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil, com mais de 20 ações deflagradas, focadas na identificação de criminosos e no resgate de vítimas.
A PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar crianças e adolescentes tanto no ambiente virtual quanto no físico, como forma de prevenção aos riscos de abuso sexual.
