O áudio de uma discussão entre um piloto da companhia aérea Emirates e um controlador de tráfego no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York (EUA), tem repercutido nas redes sociais. Os dois discutiram durante o pouso da aeronave e, pela gravação, o piloto pede que o controlador “seja mais profissional e mais claro” ao transmitir as instruções.
Ouça:
Leia também
-
Queda de avião nos EUA mata ex-piloto da Nascar Greg Biffle e família
-
Avião faz pouso forçado e piloto diz que confundiu aeroporto com motel
-
Piloto alerta torre ao ver crianças na pista do aeroporto de Guarulhos
-
Risco no aeroporto: rádio alvo da PF afetava comunicação entre pilotos
O episódio aconteceu no último dia 9 de dezembro, quando um Airbus A380 da Emirates chegava a Nova York vindo de Dubai. Os áudios da discussão foram publicado no YouTube pelo canal You can see ATC, especializado em aviação.
Orientação confusa
De acordo com o áudio, o controlador orientou a aeronave a seguir por uma pista específica e a dar passagem a um avião da British Airways. A tripulação da Emirates, no entanto, não teria compreendido a instrução e acabou desacelerando, o que irritou o profissional na torre.
“Eu disse para não parar. É preciso manter a velocidade. Há tráfego atrás de você”, disse o controlador. “Senhor, suas instruções anteriores não foram claras. Não há necessidade de ser grosseiro. Seja mais profissional e mais claro da próxima vez”, respondeu o piloto, acrescentando que quatro pilotos na cabine, incluindo um falante nativo de inglês, haviam entendido a orientação.
Após o pouso, o controlador tentou retomar a conversa, questionando o que teria faltado de clareza. A tripulação optou por encerrar a discussão.
Pouco tempo depois, em contato com outro controlador, o piloto explicou que havia recebido instruções conflitantes. O profissional, então, esclareceu que mudanças rápidas nas rotas e fechamentos de áreas do aeroporto podem gerar ajustes frequentes para que fluxo de tráfego seja mantifo.
