Sem poder contar com seus principais puxadores de voto para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições, o PL de São Paulo segue em busca de candidatos competitivos para o pleito de 2026. Um dos nomes procurados recentemente por dirigentes da legenda foi o apresentador Sikêra Júnior.
Natural de Pernambuco, Sikêra se tornou conhecido do grande público como apresentador de um programa policialesco em Manaus (AM) e por ser um defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia.
O Metrópoles apurou que as conversas com o PL paulista estão em andamento, mas podem ser atrapalhadas pelo fato de o apresentador estar também em negociações para fechar contrato com outra emissora. Atualmente, ele segue na TV A Crítica, do Amazonas, onde mantem o programa popular “Alerta”.
O PL não é o primeiro partido a procurar Sikêra para um projeto eleitoral. O União Brasil também chegou a sondar o apresentar para uma filiação e possível candidatura ao Governo do Amazonas. As conversas, no entanto, esfriaram.
A reportagem tenta contato com Sikêra Júnior. O espaço segue aberto para manifestação.
Procura por puxadores
- Para as eleições de 2026, o PL não contará com seus principais puxadores de votos do último pleito.
- Deputada mais votada do partido em 2022, com 946 mil votos, Carla Zambelli está presa na Itália e deve perder o mandato de deputada.
- Já o segundo mais bem votado da legenda, Eduardo Bolsonaro (742 mil votos), está nos Estados Unidos e virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por coação após articular sanções do governo Trump contra autoridades brasileiras em meio à pressão contra a investigação da trama golpista. Além disso, caso ainda consiga disputar a eleição, o filho 03 de Bolsonaro deve tentar o Senado ou, até mesmo, a Presidência da República.
- Na sequência dos “campeões de voto” do PL em 2022, estão Ricardo Salles e Guilherme Derrite. Ambos deixaram a legenda e se transferiram para o Novo e o Progressistas, respectivamente.
- Diante da “debandada”, o partido começa a pensar em candidatos que possam “puxar” outros nomes para a bancada de deputados federais.
- Neste cenário, entre as principais esperanças de boa votação em 2026 estão os vereadores paulistanos Lucas Pavanato e Zoe Martinez. Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, também pode concorrer a uma cadeira.
Bancada paulista do PL
Contando Zambelli e Eduardo, o PL tem 18 deputados federais por São Paulo. Em 2022, o partido fez 5,1 milhões de votos para a Câmara dos Deputados – o que representa 21,6% dos votos a deputado federal.
Quase metade dos votos foram para os quatro candidatos mais votados, que fizeram 2,5 milhões de votos, mas não irão concorrer em 2026.
