A atuação de um policial penal de plantão impediu um plano de fuga no complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada de domingo (21/12). De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a ação atrapalhada evitou a entrada de materiais ilícitos.
Segundo a Seap, o plano teria sido articulado com apoio de um grupo externo para beneficiar detentos do presídio Nelson Hungria. No entanto, os homens que atuavam do lado de fora acabaram indo à unidade errada. Eles foram flagrados no entorno do Presídio Lemos Brito por volta das 3h15 (horário de Brasília) de domingo.
Leia também
-
Fuga de blitz: bêbado só foi preso com a ajuda de 4 agentes do Detran
-
Morte, fuga e roupa trocada: adolescentes matam rival após ameaças
-
Suspeito se atrapalha em fuga e larga carro com 1 tonelada de maconha
-
Assaltantes roubam carro de PM no DF, mas fuga dura poucos minutos
O policial penal, que estava de plantão, percebeu a movimentação suspeita e efetuou um disparo de advertência para o alto, o que provocou a dispersão do grupo.
Durante as buscas realizadas na área, os agentes localizaram uma bolsa com quatro discos usados em ferramentas que serram estrutura metálica e uma escada improvisada. Já no interior da unidade, foi identificada uma corrente cortada, o que reforça a suspeita de que a tentativa de fuga já estava em andamento.
A Seap informou que a ocorrência “integra as ações permanentes de vigilância, monitoramento e controle realizado em todo o sistema prisional do estado, com foco na preservação da ordem e na proteção da sociedade”.
