Políticos de relevância da direita comemoraram a vitória do ultraconservador José Antonio Kast (Republicanos) nas eleições chilenas realizadas nesse domingo (14/12). Kast (à direita na foto em destaque) venceu a eleição com 58,2% dos votos, contra a adversária Jeannette Jara (Partido Comunista do Chile), no segundo turno. Ele é considerado o líder de estado chileno mais à direita desde Augusto Pinochet, que governo entre 1973 e 1990, durante a ditadura chilena.
O presidente da Argentina, Javier Milei (à esquerda na foto), comemorou a vitória de Kast nas redes sociais: “A esquerda retrocede. A liberdade avança!”.
LA IZQUIERDA RETROCEDE
LA LIBERTAD AVANZA
VLLC! pic.twitter.com/TfXucNdCJY— Javier Milei (@JMilei) December 14, 2025
O presidente argentino publicou uma imagem de um mapa da América do Sul no qual os países governados pela esquerda estão em vermelho e os governados pela direita, em azul. Com a eleição de Kast no Chile, dos 12 países do continente, serão seis governos de cada espectro político:
- Direita: Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador.
- Esquerda: Brasil (Lula), Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia.
Políticos brasileiros representantes da direita também celebraram a vitória do conservador Kast sobre a comunista Jeannette Jara.
Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal, publicou um vídeo encontrando-se com Kast em diversas ocasiões e escreveu que em “2026 será a vez de Flávio Bolsonaro (PL-RJ)”.
@joseantoniokast é eleito presidente do Chile. Não sou um visionário, só busco fazer o certo e, uma hora, Papai do Céu realiza. “Não parar, não precipitar, não retroceder”.
Em 2026 será a vez de @FlavioBolsonaro no Brasil. pic.twitter.com/gjDF5Jddmc
— Eduardo Bolsonaro
(@BolsonaroSP) December 15, 2025
Flávio também parabenizou o chileno. O senador, pré-candidato à Presidência da República, escreveu: “Ganham os chilenos com um presidente de direita, que vai trazer empregos, segurança pública e esperança a um povo que se posicionou contra a mentira, a incompetência e a hipocrisia da esquerda.”.
¡Felicitaciones al presidente electo de Chile, @joseantoniokast!
El pueblo chileno gana con un presidente de derecha que traerá empleo, seguridad pública y esperanza a un pueblo que se ha enfrentado a las mentiras, la incompetencia y la hipocresía de la izquierda.
¡Que Dios… pic.twitter.com/exWxYhFqgq
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) December 15, 2025
Nikolas Ferreira (PL-MG), o deputado federal mais votado nas últimas eleições com quase 1 milhão e meio de votos, publicou uma foto com Kast e desejou “que esse avanço traga esperança e sirva de inspiração. É isso que queremos também para o Brasil”.
Parabéns ao novo presidente do Chile: @joseantoniokast!
A vitória da direita mostra que valores, coragem e compromisso com o povo ainda falam mais alto. Que esse avanço traga esperança e sirva de inspiração. É isso que queremos também para o Brasil. pic.twitter.com/mOUHGml1iG
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 14, 2025
Os governadores de São Paulo e Rio de Janeiro, os dois estados mais ricos do Brasil, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Cláudio Castro (PL-RJ), também comemoraram a vitória do direitista chileno, destacando a derrota de “promessas vazias” e de “discursos ideológicos desconectados da realidade” da esquerda.
Cumprimento o presidente eleito do Chile, @joseantoniokast, pela vitória nas eleições presidenciais, neste domingo.
A expressiva votação revela o desejo da sociedade chilena por um novo rumo, baseado em segurança, oportunidades e respeito às liberdades individuais (…) pic.twitter.com/bREgqV3S6L
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) December 15, 2025
Leia também
-
Presidente eleito, Kast comemora e promete “restaurar” a lei no Chile
-
Lula dá parabéns a Kast por vitória na eleição presidencial do Chile
-
Saiba quem é o ultraconservador José Kast, novo presidente do Chile
-
José Antonio Kast é eleito presidente do Chile
O Chile disse BASTA!@joseantoniokast eleito presidente! Os chilenos deram um passo importante, em uma vitória esmagadora que mostra que o povo está cansado das promessas vazias da esquerda.
Mais uma nação que caminha para a direita na América Latina e avança na direção do… pic.twitter.com/2jebR7I8gv
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) December 15, 2025
José Antonio Kast tomará posse como presidente do Chile em março de 2026.

Em 2026 será a vez de