MAIS

    Prefeitura de Cruzeiro do Sul firma convênio com Ceanon e reforça apoio para mais de 400 crianças e adolescentes

    Por Portal Estado do Acre Notícias

    A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou na manhã desta segunda-feira, 8, a assinatura do convênio com o Centro Educativo Adilis Nogueira Maciel- Ceanom, destinado ao custeio das atividades da instituição filantrópica. O prefeito Zequinha Lima e a secretária municipal de Assistência Social, Milca Santos participaram da solenidade, que firmou o Termo de Cooperação no valor de R$ 40 mil, oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Coronel Ulisses.

    Durante a solenidade os alunos das oficinas fizeram apresentações de violão, teclado, bateria e coral, demonstrando as atividades que são oferecidas pelo Ceanon no desenvolvimento artístico e social dos jovens atendidos. O Ceanon atua há mais de 30 anos no município, transformando a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a instituição atende mais de 400 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos. No local, são ofertadas oficinas de teclado, violão, bateria, canto/coral, sanfona, saxofone e informática, que promovem não apenas aprendizado musical, mas também inclusão, fortalecimento de vínculos e oportunidades de crescimento pessoal.

    A secretária de Assistência Social, Milca Santos, destacou a importância da parceria para o fortalecimento das políticas públicas. Segundo ela, esse convênio fortalece as ações com cursos profissionalizantes e acompanhamento familiar. “Fortalece a instituição e fortalece o município como um todo. A emenda vem para somar com a gestão com este convênio, que é para 12 meses”, destacou.

    O prefeito Zequinha Lima também ressaltou a relevância do Ceanon e o impacto direto na vida das famílias.
    “O Ceanon atende 416 crianças e nós agradecemos ao deputado Coronel Ulisses por disponibilizar parte de suas emendas para os investimentos necessários. O trabalho feito aqui transforma vidas: as crianças aprendem a tocar instrumentos, recebem acompanhamento e ganham oportunidades. É um orgulho para as famílias e para a cidade. A prefeitura continuará sendo parceira para que esse trabalho cresça a cada ano”, destacou.

    A aluna Kesia de Fátima, de 16 anos, contou como a oportunidade mudou sua vida. “Aqui transformam vidas. Quando entrei, eu não sabia de nada. Hoje aprendo bateria e teclado, e amo. Se Deus quiser, quero continuar no ano que vem”, contou a jovem.

    A presidente do Ceanon, Nucia Melo, explicou que o convênio amplia a capacidade de atendimento e garante a continuidade do trabalho. “Quando assinamos um termo de cooperação como esse, abrimos portas para mais alunos. Atualmente atendemos cerca de 416 crianças em dois turnos, com oficinas importantes e bem conduzidas. Isso garante o pagamento dos oficineiros e fortalece a instituição. Aqui, não buscamos apenas ensinar música; buscamos acolher, alimentar e formar cidadãos”, reforçou a presidente , lembrando que as matrículas são abertas no início do ano, destinadas a crianças de 8 a 16 anos de famílias de baixa renda.