O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) encaminhou a escolha do ex-presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, como o novo secretário de Agricultura e Abastecimento do governo de São Paulo a partir de 2026. O produtor rural e economista substituirá o atual titular da pasta, Guilherme Piai (Republicanos), que vai deixar o cargo no final do ano para se dedicar à campanha para deputado federal no próximo ano. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.
Geraldo Melo chefiou o Incra entre 2019 e 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A escolha de seu nome pelo governador se deu após indicação do próprio Piai.
O futuro secretário atualmente é diretor geral do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), entidade sem fins lucrativos que atua em prol dos interesses do setor junto à classe política.
Leia também
-
Governo de SP anuncia Adriana Liporoni como nova secretária da Mulher
-
Kassab antecipa saída do governo Tarcísio para focar nas eleições
-
Paraná Pesquisas: Tarcísio mantém vantagem sobre Haddad e Alckmin em SP
-
Apoio discreto a Flávio Bolsonaro coloca em xeque empenho de Tarcísio
Piai deve permanecer no cargo até 31 de dezembro. Na próxima segunda-feira (15/12), está prevista a realização de um evento no Palácio dos Bandeirantes em que a pasta anunciará um pacote de entregas e servirá como uma espécie de despedida do secretário.
Além de Piai, outros secretários de Tarcísio que deixarão seus cargos para disputar as eleições são: Helena Reis (Esporte) e Roberto Lucena (Turismo). Guilherme Derrite (Segurança Pública) já deixou a cadeira e retomou o mandato de deputado federal. Ele é cotado para disputar o Senado em 2026 ou até mesmo o governo do Estado, caso Tarcísio saia para concorrer à Presidência da República.
Além dos citados, outro que deve deixar a gestão Tarcísio até o final do ano é Gilberto Kassab, secretário de Relações Institucionais do governo paulista. Presidente nacional do PSD, Kassab deixará o Palácio dos Bandeirantes para se dedicar às articulações do partido para o ano eleitoral.
