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    Procon de São Paulo multa Enel em R$ 14,2 milhões após apagão

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    O Procon da capital paulista multou a concessionária de energia Enel em R$ 14,2 milhões. A infração ocorre após o apagão que deixou cerca de 3 milhões de pessoas sem luz na região metropolitana de São Paulo na última semana, especialmente entre os dias 8 e 10 de dezembro.

    Procon de São Paulo multa Enel em R$ 14,2 milhões após apagão - destaque galeria5 imagensFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradoresFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradoresFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradoresFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradoresFechar modal.MetrópolesFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores1 de 5

    Funcionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores

    William Cardoso/MetrópolesFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores2 de 5

    Funcionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores

    William Cardoso/MetrópolesFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores3 de 5

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    William Cardoso/MetrópolesFuncionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores5 de 5

    Funcionários da Enel restabelecem energia no Ipiranga, zona sul de São Paulo, após protesto de moradores

    William Cardoso/Metrópoles

    Segundo o órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, a empresa havia sido notificada sobre falhas na prestação do serviço, mas não cumpriu a exigência de manter o fornecimento de energia elétrica de forma contínua. A entidade analisou reclamações registradas por consumidores e, após apuração, constatou o descumprimento das regras.

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    Entre os problemas verificados, o Procon paulistano cita falhas no atendimento, interrupções no fornecimento de energia e ausência de informações adequadas aos usuários. A Enel será notificada e terá um prazo de 20 dias para apresentar a defesa.

    Em nota, a Enel Distribuição São Paulo reiterou que, nos dias 10 e 11, enfrentou um ciclone extratropical com o vendaval mais prolongado já registrado na região. As rajadas chegaram a quase 100km/h.

    “As condições climáticas causaram impactos severos na rede elétrica, atingida por quedas de galhos, árvores e outros objetos arremessados pela força contínua dos ventos. Desde a manhã de quarta-feira (10), a Enel mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a quase 1.800 times ao longo dos dias”, afirmou a empresa.

    “No domingo à noite, a operação da distribuidora voltou ao padrão de normalidade, com o restabelecimento do serviço para os clientes afetados pelo ciclone nos dias 10 e 11. No momento, equipes atuam para atender casos registrados nos dias seguintes ao evento climático”, acrescentou a Enel.

    Apagão em São Paulo

    Moradores da capital paulista e da região metropolitana são afetados há seis dias dias por um apagão, após vendaval com rajadas de quase 100 quilômetros por hora ter atingido a região devido a um ciclone extratropical, formado no Sul do país.

    Nesta segunda (12/12), o fornecimento de energia segue oscilando. O patamar chegou a 26 mil imóveis ainda sem energia elétrica, mas, à tarde, o número voltou a crescer.

    Procon de São Paulo multa Enel em R$ 14,2 milhões após apagão - destaque galeria12 imagensUma mulher morreu, na tarde dessa sexta-feira (12/12), ao ser atingida pela queda de uma árvore. O caso ocorreu na Rua Arminda de Lima, em Guarulhos, na região metropolitana de São PauloÁrvores caem sobre carros no IbirapueraÁrvores caem sobre carros no IbirapueraÁrvores caem sobre carros na zona sul de SPVentania derrubou árvores em São PauloFechar modal.MetrópolesVentania derrubou árvores em São Paulo1 de 12

    Ventania derrubou árvores em São Paulo

    Redes sociais/ReproduçãoUma mulher morreu, na tarde dessa sexta-feira (12/12), ao ser atingida pela queda de uma árvore. O caso ocorreu na Rua Arminda de Lima, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo2 de 12

    Uma mulher morreu, na tarde dessa sexta-feira (12/12), ao ser atingida pela queda de uma árvore. O caso ocorreu na Rua Arminda de Lima, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo

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    Árvores caem sobre carros no Ibirapuera

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    Árvores caem sobre carros no Ibirapuera

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    Árvores caem sobre carros na zona sul de SP

    Jéssica Bernardo/MetrópolesVentania derrubou árvores em São Paulo6 de 12

    Ventania derrubou árvores em São Paulo

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    Ventania derrubou árvores em São Paulo

    Redes sociais/ReproduçãoEstragos da ventania atingiram São Bernardo8 de 12

    Estragos da ventania atingiram São Bernardo

    Redes sociais/ReproduçãoCorpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados para queda de árvores. Carros, ônibus e vias ficaram bloqueados após a ventania9 de 12

    Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados para queda de árvores. Carros, ônibus e vias ficaram bloqueados após a ventania

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    Ventania derrubou árvores na zona sul de São Paulo

    Redes sociais/ReproduçãoVentania derrubou árvores em São Paulo11 de 12

    Ventania derrubou árvores em São Paulo

    Redes sociais/ReproduçãoVentania derrubou árvores em São Paulo12 de 12

    Ventania derrubou árvores em São Paulo

    Redes sociais/Reprodução

    No domingo (14/12), cerca de 160 mil imóveis ainda estavam sem luz. No sábado (13/12), foram registrados mais de 470 mil. Durante o pico, na última quarta-feira (10/12), a falta de energia atingiu mais de 2 milhões de imóveis da Grande São Paulo.

    Entre os diversos impactos dos ventos, também estão quedas de árvores e cancelamentos de voos. Alguns bairros também ficaram sem água. De acordo com a Sabesp, a falta de eletricidade impede o abastecimento das residências.

    Sobre a falta de luz, a Enel alegou que os números de clientes sem energia são dinâmicos e podem variar ao longo do dia. “Enquanto equipes restabelecem o fornecimento em alguns pontos, novas ocorrências podem ser registradas em outros trechos da rede, seja por fatores climáticos, objetos arremessados sobre a rede (pipa, galhos, entre outros), acionamento de proteções automáticas ou manobras técnicas necessárias para a execução dos reparos. Por isso, o total de clientes impactados oscila constantemente”, disse a concessionária, em nota.