Com extenso currículo no poder público, Mariângela Fialek, ex-assessora do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), entrou na mira da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (12/12), em uma investigação que apura irregularidades na destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Ela foi alvo de mandados de busca e apreensão em casa e no local de trabalho.
Fialek trabalha na Câmara dos Deputados desde 2021. Durante o mandato de Lira como presidente da Casa, ela ocupou o cargo de chefe da Assessoria Especial do Gabinete da Presidência da Câmara. Atualmente, está lotada na liderança do Partido Progressistas (PP) na Casa.
Mariângela Fialek, ex-assessora de Arthur Lira
Pablo Valadares/Câmara
Mariangela Fialek, a Tuca, braço-direito de Arthur Lira
Reprodução/Rede sociais
Mariangela Fialek
Divulgação/Câmara dos Deputados
Mariangela Fialek é graduada em ciências jurídicas e sociais pela PUC-RS e mestre em direito do Estado pela USP
Divulgação/Câmara dos Deputados
Mariangela Fialek era braço direito de Lira e controlava a planilha do chamado orçamento secreto
Divulgação/Câmara dos Deputados
Nesse período, ela foi braço direito de Lira, controlando a planilha do chamado orçamento secreto. O documento organiza como seria feita a distribuição das emendas parlamentares, distribuídas aos deputados.
Segundo o perfil de Fialek no LinkedIn, ela é graduada em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e mestre em direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, ela se apresenta como palestrante em direito e ciência política.
Leia também
-
Aliada de Lira alvo da PF controlava planilha do orçamento secreto
-
Ex-assessora de Lira é alvo da PF em operação contra desvio de emendas
-
A irritação de Lira com o governo após a Câmara salvar Glauber
-
Lira reclama da gestão de Motta: “Uma esculhambação”
Também ocupou o cargo de conselheira fiscal da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e foi membro do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal.
Ela ainda teve passagem por outros cargos públicos, como assessora especial de Relações Institucionais do Ministério do Desenvolvimento Regional, em 2021; e subsecretária de Assuntos de Governo no governo do estado de São Paulo, no mesmo ano. Na Presidência da República, ocupou o cargo de subchefe de Assuntos Parlamentares.
