Tom Aspinall revelou, nesse domingo (30/11), que desenvolveu a Síndrome de Brown. O inglês é campeão do peso-pesado (até 120kg) do UFC e a patologia foi causada no combate contra Cyril Gane, que tentava tomar o posto. A luta principal do evento de número 321 foi interrompida após o dono do cinturão levar uma dedada no olho.
Na noite de 25 de outubro, data do combate em Abu Dhabi, Aspinall foi levado ao hospital e desde então precisou voltar ao médico em várias oportunidades. A Síndrome de Brown é uma condição rara que restringe o movimento do olho. Por isso, o lutador deve permanecer afastado dos octógonos, sem previsão de retorno.
Tom Aspinall é o campeão peso-pesado
Ben Roberts Photo/Getty Images
Aspinall sofreu uma dedada no olho
Chris Unger/Zuffa LLC
Tom Aspinall e Cyril Gane se enfrentavam pela luta principal do UFC 321
Jeff Bottari/Zuffa LLC
Esta era a primeira defesa de título do lutador inglês como campeão linear. Aspinall assumiu o cinturão em julho deste ano, quando Jon Jones anunciou a aposentadoria. Anteriormente, ele era considerado apenas o dono interino do cinturão.
Leia também
-
UFC: Aspinall anuncia afastamento após descobrir síndrome rara no olho
-
Vídeo: luta principal do UFC 321 é encerrada por dedada no olho
-
Ilia Topuria, campeão do UFC, surpreende e anuncia pausa na carreira
Aspinall estreou no UFC em julho de 2020. O lutador de 32 anos tem 15 vitórias no cartel, contra apenas três derrotas. A última vez que o atleta perdeu no UFC foi em 2022, contra Curtis Blaydes. Ele se tornou campeão interino em 2023, ao superar Sergei Pavlovich na disputa.
Blaydes, inclusive, foi o primeiro a desafia o inglês pelo título provisório, mas dessa vez a vitória foi do campeão.
