O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou o resultado final da Prova Nacional Docente (PND), previsto para sair nesta quarta-feira (10/12). Agora, os mais de um milhão de inscritos terão que esperar até a próxima sexta-feira (12/12) para saber suas notas.
A retificação com a nova data foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os resultados estarão disponíveis no Sistema PND.
A reportagem entrou em contato com a assessoria do Ministério da Educação (MEC) e aguarda retorno para saber o motivo da alteração do cronograma da PND.
Leia também
-
Educação infantil melhora em 2024, mas Brasil ainda não atinge meta do PNE
-
DF amplia acesso à educação com valorização de docentes e muitas obras
-
Programas do Governo de São Paulo expandem alcance da educação pública
-
Ministro da Educação se manifesta sobre pedido de cancelamento do Enem
A PND foi aplicada no dia 26 de outubro em todo país e a reaplicação em realizada no dia 30 de novembro foi destinada a pessoas afetadas por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, além de participantes de nove locais onde a aplicação regular foi inviabilizada por inconsistências, conforme o edital.
Sobre o PND
O resultado da PND poderá ser usado pelos professores em seleções da rede básica de ensino, cujos entes públicos definirão como melhor aproveitar as notas. Além disso, o desempenho também servirá para avaliação dos cursos de licenciaturas, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Os resultados serão disponibilizados em uma escala de zero a 100 pontos e apresentados com referência aos padrões de desempenho definidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Confira aqui os parâmetro para quem tirar mais de 50 e mais de 70 pontos.
A PND será aplicada anualmente e é voltada a concluintes de licenciaturas e já licenciados. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica e prática vinculados às áreas avaliadas, conforme critérios de habilitação estabelecidos em edital.
