MAIS

    Retrospectiva: tetra do Flamengo na Libertadores marca mês de novembro

    Por

    O mês de novembro foi decisivo no mundo do esporte. Flamengo e Palmeiras entraram em campo na decisão da Libertadores, enquanto o Atlético-MG disputou a final da Copa Sul-Americana. Além disso, a definição da Série B e a recuperação impressionante de Verstappen no GP de São Paulo de Fórmula 1 também marcaram o período.

    Em série de retrospectiva de 2025, o Metrópoles reúne um compilado do que aconteceu de mais relevante em cada mês. Confira abaixo os eventos que marcaram o 11º do ano.

    Retrospectiva: tetra do Flamengo na Libertadores marca mês de novembro - destaque galeria5 imagensFlamengo conquistou o tetra da Libertadores.Lanús derrotou o Atlético-MG e foi campeão da Copa Sul-Americana.Coritiba foi tricampeão da Série B.Jannik Sinner venceu Alcaraz na decisão do ATP Finals.Fechar modal.MetrópolesVerstappen foi o grande destaque do GP de São Paulo.1 de 5

    Verstappen foi o grande destaque do GP de São Paulo.

    Mark Thompson/Getty ImagesFlamengo conquistou o tetra da Libertadores.2 de 5

    Flamengo conquistou o tetra da Libertadores.

    Buda Mendes/Getty ImagesLanús derrotou o Atlético-MG e foi campeão da Copa Sul-Americana.3 de 5

    Lanús derrotou o Atlético-MG e foi campeão da Copa Sul-Americana.

    Buda Mendes/Getty ImagesCoritiba foi tricampeão da Série B.4 de 5

    Coritiba foi tricampeão da Série B.

    Divulgação / CoritibaJannik Sinner venceu Alcaraz na decisão do ATP Finals.5 de 5

    Jannik Sinner venceu Alcaraz na decisão do ATP Finals.

    Leia também

    Recuperação de Verstappen e vitória de Norris no GP de São Paulo

    O mês de novembro começou com a disputa do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Lando Norris, da McLaren, conseguiu uma vitória dominante. No entanto, Max Verstappen, da Red Bull, foi o grande destaque, ao largar da 17ª colocação e terminar em 3º lugar.

    Com a posição no pódio, Verstappen se manteve firme na luta pelo título, que só foi encerrada na última corrida, em Abu Dhabi, no mês de dezembro.

    Flamengo tetracampeão da Libertadores

    O destaque do mês no esporte foi a conquista da quarta Libertadores do Flamengo. O Rubro-Negro bateu o Palmeiras por 1 x 0, com gol de Danilo.

    O título consagrou o trabalho de Filipe Luís, que, naquele momento, tinha pouco mais de um ano como treinador do time principal. Ele levantou a quarta taça pelo clube carioca. Além disso, Arrascaeta, principal nome do Flamengo em 2025, foi eleito o melhor jogador da Libertadores.

    Copa Sul-Americana

    A decisão da Copa Sul-Americana não foi feliz para os brasileiros. O Atlético-MG disputou a decisão contra o Lanús, em Assunção. A partida, que terminou em 0 x 0, acabou com a vitória dos argentinos nos pênaltis, por 5 x 4, após Hulk, Biel e Vitor Hugo desperdiçarem cobranças.

    Coritiba tri da Série B e retornos de Athletico-PR, Chape e Remo

    Ainda no mês de novembro, foi definido o campeão da Série B e as equipes que conseguiram o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro.

    Em uma disputa contra o rival Athletico-PR até a última rodada, o Coritiba levou o tricampeonato da Série B ao vencer o Amazonas por 2 x 1 em Manaus. Além do Coxa, o Furacão, Chapecoense e Remo garantiram o acesso para a Série A do Brasileirão. A equipe paraense, vale lembrar, retorna para a elite do futebol brasileiro após 32 anos.

    ATP Finals

    Jannik Sinner e Carlos Alcaraz se encontraram mais uma vez na decisão de um torneio. Dessa vez, os primeiros colocados do ranking mundial de tênis fizeram a final do ATP Finals, disputado na Arábia Saudita.

    Com placar de 2 sets a 0, Sinner levou a melhor sobre Alcaraz. Foi o segundo título consecutivo do italiano, que havia derrotado o americano Taylor Fritz em 2024 na mesma competição.