Em tom de revolta, a tutora de um pet que precisava de atendimento médico registrou vídeo nas dependências do Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (HVEP) desabafando sobre o descaso no atendimento do local.
Leia também
-
Sozinho, filhote de saruê é resgatado e levado a hospital veterinário
-
Servidor é investigado por agredir cão em hospital veterinário no DF
-
Vídeo: cavalo volta sozinho a hospital veterinário em que foi atendido
Veja:
Segundo ela, veterinários e demais profissionais estão trabalhando sem receber salário e a unidade de saúde não conta com insumos suficientes para cuidar dos animais. De acordo com a mulher, esse é o motivo da longa fila formada com dezenas de tutores em busca de socorro para os respectivos pets.
“Estou no Hospital Veterinário. Fiquei sabendo que os veterinários não receberam pagamento. Olha o tamanho dessa fila aqui. Eu estou indo embora porque o meu cachorro não vai fazer exame de sangue. Não tem exame de sangue, só vão atender emergências”, disse a mulher.
“Saiu gente aqui xingando o veterinário porque não seria atendido. É um absurdo chegar no final do ano e esse pessoal sem receber. Tem veterinário que está atendendo por caridade, praticamente. […] Essa fila todinha aqui e muitas pessoas vão embora sem atendimento. Que falta de vergonha! Cadê o dinheiro deles? A gente vai ficar sem atendimento?”, indagou a brasiliense, momentos antes de cobrar o Poder Legislativo.
Procurado pela reportagem, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Ricardo Vale (PT), disse que encaminhou ofício à Secretaria de Proteção Animal solicitando explicações sobre o caso.
No documento, Vale diz ter recebido “diversas reclamações da população”, especialmente em “relação ao pagamento” dos trabalhadores do Hospital Veterinário e “à escassez de equipamentos e materiais indispensáveis à realização de procedimentos médicos”.
No ofício, o parlamentar declarou, ainda, que a “inadimplência em relação aos profissionais e a ausência de insumos têm comprometido significativamente o atendimento aos animais, ocasionando cancelamento de cirurgias e a não realização de procedimentos essenciais”.
“Em razão dessa situação, os tutores dos animais atendidos têm demandado desta Câmara Legislativa providências junto a essa Secretaria quanto ao regular funcionamento do HVEP. Diante disso, solicito a adoção das medidas cabíveis e urgentes para a imediata solução do problema”, disse o petista, no pedido de explicação.
Por fim, Ricardo Vale também solicitou o repasse integral dos valores devidos aos profissionais e a “aquisição dos materiais necessários à plena execução dos serviços veterinários”.
A reportagem procurou a Secretaria de Proteção animal, responsável pela unidade veterinária, mas não obteve retorno até a última atualização desse texto. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
