Portal Estado do Acre Notícias

Rússia acusa EUA de práticas de “pirataria” ao bloquear a Venezuela

russia-acusa-eua-de-praticas-de-“pirataria”-ao-bloquear-a-venezuela

Rússia acusa EUA de práticas de “pirataria” ao bloquear a Venezuela

O governo da Rússia acusou os Estados Unidos (EUA) de adotarem práticas de “pirataria” e “banditismo” ao impor o bloqueio à Venezuela no Mar do Caribe. A declaração oficial foi feita nesta quinta-feira (25/12) pelo Ministério das Relações Exteriores russo.

“Hoje, testemunhamos uma completa anarquia no Mar do Caribe, onde o roubo de propriedade alheia, ou seja, a pirataria e o banditismo, há muito esquecidos, estão sendo revividos”, ressaltou a porta-voz Maria Zakharova.

Leia também

EUA x Venezuela

Zakharova destacou que o país espera que “o pragmatismo e a racionalidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, permitam encontrar soluções mutuamente aceitáveis para as partes”, dentro das normas do direito internacional.

Além das críticas a Washington, o governo russo reiterou apoio ao presidente venezuelano Nicolás Maduro. O discurso destacou a defesa da soberania do país e a necessidade de garantir estabilidade e segurança para o desenvolvimento da Venezuela.

Petróleo no centro do conflito

A Venezuela possui a maior reserva comprovada de petróleo do mundo, com cerca de 303 bilhões de barris, segundo a Energy Information Administration (EIA), dos EUA. Apesar do potencial, grande parte do petróleo é extra-pesado, o que exige altos investimentos e tecnologia avançada — fatores limitados pelas sanções internacionais e pela precariedade da infraestrutura local.

Segundo a EIA, o petróleo pesado venezuelano é especialmente adequado às refinarias norte-americanas da Costa do Golfo, o que ajuda a explicar o interesse estratégico dos EUA.

Sair da versão mobile