MAIS

    Rússia afirma estar pronta para o fim do conflito com a Ucrânia

    Por

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou, nesta sexta-feira (19/12), que o país está pronto para interromper o conflito com a Ucrânia, desde que receba garantias de segurança. A declaração foi feita em um discurso em Moscou, no qual destacou os resultados do ano.

    Segundo Putin, a Rússia está pronta para negociar uma solução diplomática para o conflito: “A bola está inteiramente no campo de nossos oponentes ocidentais, por assim dizer, principalmente os líderes do regime de Kiev e, neste caso, seus patrocinadores europeus”.

    Ele acrescentou que o país deseja entrar no próximo ano em paz, sem conflitos:

    “E repito mais uma vez, gostaríamos muito disso e nos esforçamos para resolver todas as questões controversas por meio de negociações”, pontuou Putin.

    Leia também

    Sem ataques na Europa

    Putin afirmou ainda que não pretende atacar a Europa, apesar de ter declarado no mês passado que a Rússia responderia a um eventual ataque europeu: “Nós? Atacar a Europa? Ora essa! Que absurdo é esse”, afirmou Putin, segundo a agência de notícias Tass.

    As negociações sobre o cessar-fogo ainda se mantêm. Autoridades norte-americanas relataram otimismo e afirmaram que até ‘90%’ dos pontos teriam sido encaminhados. Até então, Putin afirmou que Moscou está preparada para pôr fim ao conflito na Ucrânia.

    O presidente russo completou ainda que a Rússia está pronta para cooperar com outros países, “mas em termos de igualdade, com respeito mútuo”.