MAIS

    Saiba mais sobre espécie de gato vista pela primeira vez em 29 anos

    Por

    Ambientalistas na Tailândia estão comemorando uma descoberta surpreendente. Em 25 de dezembro, uma organização global de conservação de felinos selvagens anunciou o retorno do gato-de-cabeça-achatada (Prionailurus planiceps), espécie ameaçada de extinção. O animal foi visto ao sul do país pela primeira vez em 29 anos.

    Leia também

    A organização Panthera compartilhou as imagens obtidas por câmeras de monitoramento instaladas no Santuário de Vida Selvagem Princesa Sirindhorn, no sul da Tailândia. As câmeras foram instaladas em 2024; antes disso, a última vez que gatos-de-cabeça-achatada haviam sido documentados na área foi em 1995.

    Gato-de-cabeça-achatadaGato-de-cabeça-achatada

    Uma das aparições mais emocionantes foi a de uma fêmea de gato-de-cabeça-achatada com seu filhote. Esse avistamento confirma aos conservacionistas que a espécie está se reproduzindo com sucesso no sul da Tailândia.

    Antes das recentes descobertas de gatos-de-cabeça-achatada na Tailândia, a espécie era classificada como “possivelmente extinta” no país, segundo a Panthera. Os animais estão entre os felinos mais raros do mundo, com apenas 2.500 indivíduos restantes na natureza.