Ambientalistas na Tailândia estão comemorando uma descoberta surpreendente. Em 25 de dezembro, uma organização global de conservação de felinos selvagens anunciou o retorno do gato-de-cabeça-achatada (Prionailurus planiceps), espécie ameaçada de extinção. O animal foi visto ao sul do país pela primeira vez em 29 anos.
Leia também
-
Holanda proíbe 2 raças de gato focando em “bem-estar animal”; entenda
-
Aranha biscoito: conheça animal que tem abdômen de formato peculiar
-
Animal extremamente raro é flagrado por fotógrafo amador; veja foto
A organização Panthera compartilhou as imagens obtidas por câmeras de monitoramento instaladas no Santuário de Vida Selvagem Princesa Sirindhorn, no sul da Tailândia. As câmeras foram instaladas em 2024; antes disso, a última vez que gatos-de-cabeça-achatada haviam sido documentados na área foi em 1995.
Gato-de-cabeça-achatada
Uma das aparições mais emocionantes foi a de uma fêmea de gato-de-cabeça-achatada com seu filhote. Esse avistamento confirma aos conservacionistas que a espécie está se reproduzindo com sucesso no sul da Tailândia.
Antes das recentes descobertas de gatos-de-cabeça-achatada na Tailândia, a espécie era classificada como “possivelmente extinta” no país, segundo a Panthera. Os animais estão entre os felinos mais raros do mundo, com apenas 2.500 indivíduos restantes na natureza.
