MAIS

    São Paulo avançou em obras, saúde e educação nos últimos três anos

    Por

    Com foco no desenvolvimento urbano, o Governo do Estado de São Paulo tem executado um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida da população. As iniciativas promovidas nos últimos três anos, contemplam projetos essenciais em áreas como mobilidade, educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento social.

    Resultados antes considerados impossíveis, agora estão saindo do papel e fazendo a diferença para os moradores da região. Confira algumas das ações que agora fazem parte da vida da população.

    Mobilidade

    Entre os principais avanços está a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte. Esperada há cerca de 20 anos, a obra é considerada estratégica para a logística estadual. 

    O trecho integra o sistema viário metropolitano e tem como objetivo reduzir o tráfego de caminhões nas marginais da capital, além de melhorar o escoamento de cargas entre rodovias estaduais e federais.

    Outro projeto de grande porte é o Túnel Santos–Guarujá, uma ligação submersa entre os dois municípios da Baixada Santista. A obra, discutida historicamente como solução para a mobilidade portuária e urbana da região.

    Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços.

    Além de proporcionar uma integração histórica, a obra reduzirá o tempo de deslocamento em até 5 minutos e levará à reestruturação da mobilidade na Baixada Santista.

    No transporte sobre trilhos, o governo estadual também avançou na Linha 17-Ouro do Metrô, sistema de monotrilho que conecta a zona sul da capital ao Aeroporto de Congonhas. Após anos de paralisações, o projeto se encontra em fase final de implantação.

    Ações sociais

    Na capital paulista, ações integradas de segurança, saúde e assistência social foram intensificadas na região central da capital, colocando fim à Cracolândia.

    O governo do estado destacou, em coletiva, a estratégia integrada de atendimento que ampliou o atendimento aos dependentes químicos, promoveu a reorganização do espaço urbano e combateu a criminalidade.

    Em três anos, foram 21 mil infratores presos e retiradas mais de 13 toneladas de drogas das ruas da região.

    Outro destaque é a desocupação da Favela do Moinho, localizada na região centra. As famílias foram encaminhadas para programas habitacionais e de atendimento social, como parte de um processo de requalificação urbana da área.

    Habitação e regularização fundiária

    A política habitacional foi ampliada com a criação do Casa Paulista, programa que reúne subsídios, financiamentos e parcerias com municípios para facilitar o acesso à moradia. 

    Com investimentos de R$ 8 bilhões, 76 mil famílias conquistaram o sonho da casa própria com o maior programa habitacional da história do estado.

    Além disso, o governo intensificou ações de regularização fundiária, promovendo a legalização de imóveis urbanos em diferentes regiões. A medida garante segurança jurídica às famílias beneficiadas e facilita o acesso a serviços públicos como água, energia e saneamento.

    Saúde pública

    Na área da saúde, o Estado ampliou os investimentos por meio da Tabela SUS Paulista, mecanismo que complementa os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde. 

    O governo afirma que os repasses permitiram aumentar em até cinco vezes o financiamento, com impacto direto na capacidade de atendimento da rede conveniada e hospitalar.

    Desde 2023, mais de 8 mil leitos foram reativados e o estado alcançou recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas em três anos. 

    O Instituto Butantan também obteve a aprovação da primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue, com 1 milhão de doses já prontas para o início da aplicação em 2026.

    Educação 

    No setor educacional, o programa Prontos Pro Mundo possibilitou que milhares de alunos da rede pública estadual fizessem intercâmbios no exterior. 

    A iniciativa busca ampliar o aprendizado de idiomas, fortalecer a formação acadêmica e promover experiências culturais internacionais para estudantes do Ensino Médio.