A frota de São Paulo chegou a 1.149 veículos movidos a energia limpa com a entrega, pela prefeitura, de mais 140 novos ônibus elétricos. Com a eletrificação, a capital deixa de consumir 43,5 milhões de litros de diesel por ano, reduzindo em 100 mil toneladas as emissões anuais de CO₂.
A Prefeitura de São Paulo tem se empenhado em criar alternativas e soluções para a eletrificação da frota, com destaque para iniciativas como o modelo inédito de subvenção, reconhecido internacionalmente na COP30 com o prêmio Bloomberg Philanthropies na categoria de transporte limpo e confiável; a obtenção de R$ 6,5 bilhões em financiamento para viabilizar a transição e a busca por novas tecnologias que garantam o fornecimento e o abastecimento dos ônibus elétricos.
A renovação da frota, com a adoção de veículos elétricos no lugar dos movidos a diesel, promove um impacto positivo no ar da capital, sem contar as viagens mais confortáveis e silenciosas.
Somente essas 140 unidades entregues no dia 17 de dezembro representam 5,3 milhões de litros de diesel economizados, ou seja, será evitada a emissão de 12 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Cada ônibus equivale ao plantio de 6,4 mil árvores por ano.
Os ônibus entregues foram viabilizados com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal. Só com o BNDES, a prefeitura firmou um financiamento no valor de R$ 2,5 bilhões para 1.300 ônibus.
O objetivo é reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa no transporte público da cidade até 2028 e, até 2038, 100%.

Confortáveis e silenciosos
Equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e carregadores USB, os ônibus elétricos também oferecem mais conforto aos passageiros e operadores do sistema.
O motorista André Aparecido, de 35 anos, compara as diferenças entre os ônibus movidos a diesel e a atual frota de ônibus elétricos. “Antes, a maioria dos motoristas não gostava muito dos ônibus por conta do trabalho que davam: não eram tão confortáveis, esquentavam a perna e faziam barulho demais. Agora, com o elétrico, a gente está nas nuvens, graças a Deus, sonho realizado. Não cansa mais, dá para trabalhar tranquilamente.”
Roberta Santos Sales, 35, motorista há 14 anos, ressalta os avanços na vida pessoal e profissional ao dirigir os ônibus elétricos. Segundo ela, os veículos são mais leves, reduzem o cansaço ao fim da jornada e garantem mais disposição no tempo livre. “Não tem barulho nenhum. É mais leve, chego em casa menos cansada. E é bom para todo mundo. É bom para o meio ambiente, para os passageiros, para nós motoristas.”
Essas 140 unidades serão operadas por oito concessionárias diferentes – Pêssego Transportes, Alfa Rodobus, Via Sudeste, Express, Transunião, A2 Transportes, Transppass e Sambaíba – e passam a circular em todas as regiões da cidade.
Além disso, entre os ônibus entregues, nove têm câmeras integradas ao sistema Smart Sampa. Ao todo, 44 veículos contam com a tecnologia do maior sistema de segurança da América Latina.