MAIS

    Senado: presidente da CCJ adianta que Amin será relator da dosimetria

    Por

    O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou ao Metrópoles, nesta quarta-feira (10/11), que o senador Esperidião Amin (PP) será o relator do projeto da dosimetria na Casa.

    O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta, o PL da Dosimetria, que recalcula e reduz as penas de condenados pelos crimes relacionados à trama golpista e aos atos de 8 de janeiro de 2023.

    Leia também

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também será beneficiado e pode ter a pena em regime fechado reduzida para até 2 anos e 4 meses, de acordo com o relator do projeto, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

    A votação foi aberta à 1h38 da madrugada. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o resultado da votação às 2h25: 291 votos a favor e 148 contrários.

    Agora, o projeto será analisado pelo Senado Federal, tendo Esperidião Amin como relator.

    Quem é Esperidião Amin

    Amin tem longa carreira na política, tendo sido governador de Santa Catarina, prefeito e, agora, senador. Ele é formado em administração e em direito.

    Senador por Santa Catarina e envolvido em uma disputa pelos nomes que devem concorrer ao Senado em 2026, Amin não descarta nova candidatura no próximo ano, mas evita contribuir com as polêmicas acerca da indefinição sobre os pré-candidatos na próxima legislatura.