No cenário educacional brasileiro, visitar um museu ainda é um privilégio distante para muitas crianças. Com intuito de sanar essa lacuna e ampliar o acesso à cultura no quadradinho do Distrito Federal, a exposição “É Pau, É Pedra…”, promovida pelo Metrópoles e dedicad ao escultor Sergio Camargo, recebeu a visita de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Ceilândia. A mostra está em exibição no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, até o dia 6 de março, e tem entrada franca.
Leia também
-
Autoridades prestigiam abertura de megaexposição inédita de Sergio Camargo no DF
-
Sergio Camargo no DF: megaexposição gratuita de um dos maiores escultores do Brasil já está aberta ao público no Teatro Nacional
-
Sergio Camargo no DF: documentário do Metrópoles revela bastidores da montagem e entrevista nomes por trás da exposição inédita
No local, eles conheceram as obras e a história de Camargo e se divertiram com as instalações interativas. O supervisor pedagógico Leonardo Garcia destacou ao Metrópoles que a visita é uma oportunidade especial para os alunos conhecerem espaços que não estão presentes no seu dia a dia.
Os estudantes, do terceiro ao quinto ano do fundamental, se dividiram em turnos, um pela manhã e o outro na parte da tarde. “Para a grande maioria, foi a primeira vez em um espaço como o Teatro Nacional. São crianças de famílias de classe média baixa e de periferia que raramente têm acesso a esse tipo de experiência”, emenda Garcia.
A experiência também é um momento de inclusão: “Trouxemos todos os estudantes dos projetos de inclusão. Temos crianças com deficiências físicas e alunos no espectro autista”, prossegue.
A estudante do quarto ano Ana Beatriz Lima comentou que nunca tinha ido ao Teatro Nacional. Sua obra preferida foi o xadrez. “Eu adorei, ele é grande e bonito. Eu não sei jogar, mas é legal brincar com as peças.”
Os estudantes conheceram as obras de Sergio Camargo
Pedro Iff / Metrópoles2 de 5
O xadrez fez a diversão dos alunos
Pedro Iff / Metrópoles3 de 5
Obras interativas
Pedro Iff / Metrópoles4 de 5
Depois da experiência, as crianças lancharam no teatro
Pedro Iff / Metrópoles5 de 5
Os alunos fizeram a visita guiada em uma experiência educativa
Pedro Iff/Metrópoles
Já Raul Garcia, aluno do terceiro ano, revelou que, apesar de já ter visitado o Teatro anteriormnte, se encantou com o jardim. “Achei curioso como as plantas sobrevivem em um local fechado e a coisa mais legal foi jogar xadrez com as peças do artista.”
Renata Ribeiro, professora do quarto ano da escola, contou que trazer as crianças para essa exposição é fundamental. “É uma oportunidade de vivenciar arte, apreciar obras e ter contato com o novo, além de relacionar tudo isso aos estudos”, salientou.
Exposição Sergio Camargo
A mostra “É Pau, É Pedra…” reúne um dos maiores conjuntos de obras já exibidos do escultor e consolida o Metrópoles como um dos principais incentivadores da cultura do DF. O projeto ocupa um palco à altura: o Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro, espaço simbólico para a arte e para a cidade.
A partir de 10 de dezembro, o público poderá visitar a exposição gratuitamente, que permanece aberta até 6 de março.
Serviço
Exposição “É Pau, é Pedra…”, de Sergio Camargo, realizada pelo Metrópoles
Visitação de 10 de dezembro a 6 de março, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional
