Na noite dessa quinta-feira (11/12), o cantor e compositor Caetano Veloso mostrou, em cada verso e acorde, por que permanece um dos artistas mais relevantes do país. O baiano, nome indissociável da cultura brasileira, protagonizou uma das apresentações mais emblemáticas da temporada do Festival Estilo Brasil, com um público de mais de 3 mil pessoas imerso em espetáculo no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília.
Com ingressos esgotados, Caetano entregou uma performance à altura do seu legado. Quem esteve presente sentiu toda a energia e autenticidade de um dos fundadores do Movimento Tropicalista do Brasil. A noite prestigiada contou com a presença de fãs de diferentes gerações, autoridades e personalidades ilustres da capital.
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, acompanhou a apresentação da primeira fila, cantando e dançando com entusiasmo. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, também aproveitou o show.


A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, teve dupla comemoração na noite: curtiu a apresentação do artista e celebrou o aniversário ao lado de amigos. “É um dia muito especial para mim. Afinal, não acontece todo dia comemorar o aniversário com o show do Caetano. É uma coincidência maravilhosa”, contou.


Encontro com fãs
Em meio à multidão de fãs de Caetano Veloso, Fernando Carvalho Araújo, 83 anos, tirou a sorte grande e teve um encontro único com ídolo. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, ele contou que faz parte de um grupo de coral há 30 anos e que se arriscou a cantar junto com o baiano um trecho da música Você é Linda.
“O Caetano foi muito simpático, conversamos e eu mostrei uma música dele que estou estudando na aula de música”, compartilhou Fernando.

Caetano Veloso traz repertório de seis décadas para o Festival Estilo Brasil
Com as luzes voltadas para o palco, Caetano surgiu com sua voz inconfundível, presença serena e domínio absoluto do palco. Liderando uma banda entrosada, escolheu a canção Branquinha para dar iniciar o espetáculo.

Dando sequência ao repertório que percorreu sucessos de diferentes fases da carreira, o baiano cantou Gente e foi surpreendido com o coro espontâneo que tomou conta do auditório. A comoção do público foi sentida durante todo o show, especialmente durante a homenagem a Gal Costa, com a música Vaca Profana.
Clássicos como Sampa, O Leãozinho, Sozinho, Cajuína e Terra também integraram o setlist montado especialmente para o festival. O público, atento e participativo, reagia aos gestos do artista e vibrava a cada nova canção.
Em um momento de fala entre as músicas, Caetano fez questão de lembrar a importância simbólica da cidade. “Brasília é um lugar muito importante para nós. Foi uma invenção de Juscelino Kubitschek que se tornou de fato a capital deste país — que precisa saber o que é e encontrar respeito por si mesmo”, declarou.

A fala sobre a potência da capital federal ganhou ainda mais força com a interpretação arrepiante de Linha do Equador, do cantor alagoano Djavan. Enquanto entoava o trecho que enaltece o “céu de Brasília”, o público acompanhou no telão as projeções inspiradas nos traços do arquiteto Oscar Niemeyer.
Leia também
-
Paralamas do Sucesso lota o Festival Estilo Brasil em noite de rock
-
Fagner lota show no Estilo Brasil e faz apresentação memorável
-
Beto Guedes e Sérgio Hinds celebram a MPB em shows no Estilo Brasil
-
Tim Bernardes fascina com show espetacular no Festival Estilo Brasil
A energia da noite atingiu seu ponto alto durante a execução de É Hoje, quando a plateia se levantou e transformou o auditório em um verdadeiro Carnaval, cantando, em uníssono, o verso emblemático: “Diga, espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu?”.
O encerramento foi com Odara, que garantiu a energia pulsante do público. Os presentes dançaram e pularam nos corredores, como se desejassem que a noite não tivesse fim.
Veja os highlights do show do Caetano Veloso:
Confira quem esteve presente no show do Caetano Veloso no Estilo Brasil, pelas lentes de Nina Quintana e Wey Alves:






















































































Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
