O site da Câmara dos Deputados passou a registrar o deputado Alexandre Ramagem (PL-SP) com o status de “não está em exercício” (foto em destaque). A atualização foi feita poucas horas depois de a Mesa Diretora da Casa declarar a perda do mandato do parlamentar, em decisão anunciada nesta quinta-feira (18/12).
A alteração ocorreu após o encerramento do processo administrativo que analisou a situação de Ramagem, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na trama golpista de 2022. A condenação, já com trânsito em julgado, fixou pena de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado. O parlamentar, que está nos Estados Unidos, deixou o país em setembro e é considerado foragido da Justiça brasileira.
A mudança no status abre caminho para a convocação do suplente para ocupar a vaga deixada por Ramagem na Câmara dos Deputados.
Leia também
-
Veja quem assume vaga de Eduardo Bolsonaro e saiba situação de Ramagem
-
Líder do PL diz que vai recorrer contra cassação de Eduardo e Ramagem
-
Veja quem assinou cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
-
Flávio Bolsonaro se manifesta sobre cassação de Eduardo e Ramagem
Quem assume a vaga de Ramagem
Dr. Flávio (PL-RJ)
O suplente é Dr. Flávio (PL-RJ). Ele confirmou que foi oficialmente comunicado pela Câmara sobre a convocação e afirmou que deixará o cargo que ocupa, atualmente, no governo do Rio de Janeiro para assumir o mandato parlamentar. Ele é o atual secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Dr. Flávio é médico e produtor rural, filiado ao Partido Liberal (PL), com atuação política ligada ao setor agropecuário. Ele ganhou projeção no Executivo estadual do Rio de Janeiro, passando a integrar o núcleo político do governo Cláudio Castro (PL) e a manter diálogo direto com produtores, cooperativas e entidades do agronegócio.
Na Câmara, já exerceu mandato anteriormente de forma temporária, durante período em que substituiu o deputado Carlos Jordy (PL-RJ).
A expectativa é que ele formalize a exoneração do cargo no governo estadual nos próximos dias e viaje a Brasília, na próxima semana, para concluir os trâmites administrativos necessários e assumir o mandato na Câmara dos Deputados.
