O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou neste sábado (6/12) o início da campanha de vacinação contra a bronquiolite em São Paulo. O petista participou de um evento na Neo Química Arena, em Itaquera, na zona leste da capital paulista, e vacinou gestantes com o imunizante recém-chegado no Sistema Único de Saúde (SUS).
“É muito importante vacinar durante a gravidez para que o bebê já nasça protegido”, afirmou o ministro durante a agenda. No evento, ele também doou sangue para o projeto Sangue Corinthiano, iniciativa voluntária de doação de sangue do clube paulista.
A partir deste sábado, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) fica disponível na cidade para todas as grávidas com 28 semanas ou mais de gestação. Segundo o Ministério da Saúde, o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
A vacina protege contra infecções graves causadas pelo vírus em bebês menores de 6 meses de idade, reduzindo a necessidade de hospitalização. A imunização materna teve uma eficácia de 81,8% na prevenção contra o VSR em bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento, de acordo com o Ministério da Saúde.
Leia também
-
Padilha e Janja iniciam campanha de vacinação contra bronquiolite
-
Gripe ou bronquiolite? Como identificar e proteger seu bebê de doenças
-
Bronquiolite: entenda o que é, sintomas e como tratar
-
Saiba quais são os sintomas da bronquiolite, infecção causada pelo VSR
O imunizante chegou em São Paulo esta semana. O estado terá um total de 134,5 mil doses, sendo 34 mil destinadas à população paulistana.
Como funciona a vacinação?
- Toda gestante a partir da 28ª semana pode receber o imunizante.
- É preciso estar com documento de identificação e comprovante de 28 semanas de gestação.
- Não há restrição de idade para a mãe.
- A vacina é em dose única e deve ser tomada novamente a cada gestação.
- Segundo o Ministério da Saúde, a gestante pode tomar a vacina junto com os imunizantes contra a Covid-19 e a Influenza.
- Aos sábados, a vacinação fica disponível apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), das 7h às 19h.
- De segunda a sexta-feira, a imunização pode ser tomada em qualquer UBS da cidade, das 7h às 19h.
