MAIS

    Stepan Nercessian fala sobre o Natal e a força do Retiro dos Artistas

    Por

    No dia em que o Natal convida à reflexão sobre cuidado, acolhimento e memória, o Retiro dos Artistas ganha ainda mais significado. Sob a presidência de Stepan Nercessian, o espaço abriga hoje 52 artistas e segue cumprindo um papel essencial na cultura brasileira: oferecer dignidade, afeto e continuidade de vida a quem ajudou a construir a história da arte no país.

    Em entrevista à coluna Fábia Oliveira, Stepan abriu o coração sobre a instituição. “O Retiro é uma instituição de caráter único no Brasil, com papel fundamental em acolher artistas em situação de vulnerabilidade e devolver a eles dignidade, amor e trabalho”, afirmou.

    Leia também

    Mais do que um local de moradia, o Retiro funciona como um espaço vivo, de trocas e possibilidades. A rotina dos residentes inclui atividades culturais, cognitivas e físicas, além de oportunidades reais de reinserção profissional. “O Retiro está mais vivo do que nunca. Todos aqui têm uma vida digna, estão trabalhando e vivendo”, reforça o presidente, que destaca iniciativas como a parceria com o Sesc-RJ e o projeto O Retiro em Movimento, responsável por recolocar artistas no mercado de trabalho.

    No Natal, esse espírito de coletividade se intensifica. A data é celebrada com uma grande ceia, entrega de presentes e momentos de afeto que resgatam o sentido de família. “O Natal aqui acontece como em todas as casas”, conta Stepan Nercessian.

    Stepan Nercessian fala sobre o Natal e a força do Retiro dos Artistas - destaque galeria13 imagensO percussionista Charles Negrita pediu um feliz natal para todosA atriz Sonia Zagury pediu um mundo melhorMarcos Oliveira, o Beiçola de A Grande Família, pediu uma máquina de costuraO ator Jaime Leibovitch pediu um KindleA atriz Claire Digo pediu um 2026 de muita pazFechar modal.MetrópolesResidentes do Retiro dos Artistas fazem desejos de Natal1 de 13

    Residentes do Retiro dos Artistas fazem desejos de Natal

    Reprodução/Instagram Retiro dos Artistas O percussionista Charles Negrita pediu um feliz natal para todos2 de 13

    O percussionista Charles Negrita pediu um feliz natal para todos

    Reprodução/InstagramA atriz Sonia Zagury pediu um mundo melhor3 de 13

    A atriz Sonia Zagury pediu um mundo melhor

    Reprodução/InstagramMarcos Oliveira, o Beiçola de A Grande Família, pediu uma máquina de costura4 de 13

    Marcos Oliveira, o Beiçola de A Grande Família, pediu uma máquina de costura

    Reprodução/InstagramO ator Jaime Leibovitch pediu um Kindle5 de 13

    O ator Jaime Leibovitch pediu um Kindle

    Reprodução/InstagramA atriz Claire Digo pediu um 2026 de muita paz6 de 13

    A atriz Claire Digo pediu um 2026 de muita paz

    Reprodução/InstagramApós campanha de Natal viralizar, Retiro dos Artistas abre vaquinha7 de 13

    Após campanha de Natal viralizar, Retiro dos Artistas abre vaquinha

    Reprodução/InstagramPiucha, artista circense, pediu para ver a sobrinha8 de 13

    Piucha, artista circense, pediu para ver a sobrinha

    Reprodução/InstagramO bailarino André Oliveira pediu um apartamento em Copacabana9 de 13

    O bailarino André Oliveira pediu um apartamento em Copacabana

    Reprodução/InstagramO produtor Adonis Karam pediu “saúde para realizar o meu festival”10 de 13

    O produtor Adonis Karam pediu “saúde para realizar o meu festival”

    Reprodução/InstagramO apresentador Osvaldo Sargentelli pediu "uma cabeça saudável e curiosa"11 de 13

    O apresentador Osvaldo Sargentelli pediu “uma cabeça saudável e curiosa”

    O percursionista Robertinho Silva pediu "liberdade para nós"12 de 13

    O percursionista Robertinho Silva pediu “liberdade para nós”

    Reprodução/InstagramMorita, ex-bailarina do Fantástico, pediu uma viagem para Portugal13 de 13

    Morita, ex-bailarina do Fantástico, pediu uma viagem para Portugal

    Reprodução/Instagram

    Ao olhar para 2026, ele reconhece os desafios financeiros que acompanham o crescimento e a qualidade de vida oferecida, mas mantém o tom de esperança, sustentado por parcerias importantes e novos projetos. “A luta foi grande pra chegar até aqui, mas conseguimos colocar a casa no trilho”, disse. E deixa o recado: “Venham conhecer o nosso Retiro dos Artistas”.

    Leia a entrevista completa com Stepan Nercessian:

    Quantos artistas o Retiro dos Artistas abriga hoje?
    52.

    Como você definiria o papel principal do Retiro dos Artistas?
    Uma instituição de caráter único do Brasil, com papel fundamental em acolher artistas em situação de vulnerabilidade e devolver a eles dignidade, amor e trabalho.

    Qual é a principal queixa dos atores que chegam ao Retiro?
    Normalmente, a parte financeira. E as vezes não tem família e, quando tem, não recebe o apoio necessário.

    Como é a rotina no Retiro dos Artistas?
    Aqui todos têm total liberdade de ir e vir. Muitos conseguem trabalhos, alguns bicos, mas o principal são as atividades internas que temos. Principalmente após a parceria com Sesc temos: passeios, teatro, shows, gerações conectadas, trabalhos manuais e cognitivos, inglês e espanhol, alongamento, clube da leitura.

    Além de tudo isso criamos este ano o projeto O Retiro em Movimento. Através desse projeto conseguimos colocar vários de nossos artistas de volta ao mercado de trabalho.

    Na sua visão, o que as pessoas ainda desconhecem sobre a importância do Retiro?
    As pessoas que não conhecem o Retiro não sabem o que estão perdendo. Por outro lado, precisam entender o papel fundamental que o Retiro tem na arte e na cultura do nosso país. O Retiro está mais vivo do que nunca, todos aqui têm uma vida digna, estão trabalhando e vivendo.

    Quais grandes nomes da cultura brasileira que já estiveram no Retiro você considera marcantes para a memória do espaço?
    Por aqui já passaram mais de 7 mil artistas ao longo desse 107 anos de existência.
    Já passaram grandes nomes da nossa cultura por aqui: Iolanda Cardoso, Dirce Migliacio, Zélia Hofman, Cláudio Corrêa e Castro, Marina Montin, Rosana Toledo, Maestro Edson Frederico, Rosinda Rosa, Sérgio Noronha, Berto Filho, Manga e tantos outros.

    Como o Retiro dos Artistas atua na questão dos pets? Os artistas podem levá-los para lá?
    Sim, aqui temos alguns residentes que têm seus pets, porém a gente sempre pede que seja porte pequeno, pois as residências são pequenas.

    Como é celebrado o Natal dentro do Retiro? Há algum ritual, tradição ou atividade especial que marque essa data tão simbólica?
    O Natal aqui acontece como em todas as casas, fazemos uma grande ceia… A diferença é que a ceia deles acontece no almoço, normalmente fazemos a entrega de alguns brindes que compramos, outros vão chegando e, um dia antes do Natal, fazemos essa entrega sempre com um voluntário vestido de Papai Noel. Tem alguns residentes que passam fora com familiares ou amigos.

    Quais são os maiores desafios que o Retiro enfrenta hoje e que você espera superar em 2026?
    Tenho 25 anos de Retiro dos Artistas, quando chegamos aqui a situação era muito complicada. O Retiro estava para ser fechado, eu estava no meu segundo mandato no SATED quando assumi aqui. A luta foi grande pra chegar até aqui, pegamos a instituição com muitas dívidas, mas graças a Deus conseguimos resolver todas e colocar a casa no trilho.

    Recuperamos a credibilidade e conseguimos nos últimos anos parcerias importantes como a Prevent Senior com Planos de Saúde para todos os residentes e funcionários, parceria com Sesc-RJ que tem nos dado um grande suporte com atividades internas e externas, além de um aporte financeiro. Temos também parceria com a São João Batista, Eco Coper e agora Netflix que, além do curso de dubladores que estão oferecendo aos nossos residentes, irão construir um estúdio aqui dentro. Graças a estas empresas temos conseguido avançar com grandes realizações, mas os desafios continuam.

    A partir do momento em que oferecemos qualidade de vida a todos que aqui residem, nosso custo mensal aumenta cada vez mais. Nosso maior desafio agora é pagar R$ 600 mil de energia solar que vamos encarar a partir de janeiro. Tivemos que encarar essa situação com a cara e coragem porque não dava mais para ficar pagando R$ 40 mil de energia por mês.

    Que mensagem você deixaria para o público sobre o ato de valorizar e cuidar dos artistas que construíram parte da nossa cultura?
    A mensagem que eu deixo é que um dia todos irão envelhecer, não deixem de cuidar dos idosos, sejam artistas ou não. No nosso caso pessoas que tanto já contribuíram com a arte e a cultura do nosso país, que tantas alegrias já nos proporcionaram, essa turma que pavimentou tudo até chegarmos aqui.

    Desejo um Feliz Natal e um novo ano cheio de saúde e realizações para todos. Um recadinho: Venham conhecer o nosso Retiro dos Artistas.