O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inaugurou nesta terça-feira (23/12) um novo piscinão com capacidade para armazenar até 900 milhões de litros de águas pluviais. Localizado em uma área que engloba a capital paulista, na região do Sacomã, e as cidades de São Bernardo e São Caetano, no ABC, a obra faz parte de um programa estadual de prevenção de enchentes.
O Reservatório de Contenção de Cheias Jaboticabal é considerado pelo governo paulista como uma das principais obras de macrodrenagem da região metropolitana. A gestão prevê que cerca de 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas pelo novo piscinão. “É o maior piscinão da América Latina”, disse Tarcísio, durante o evento de inauguração.
Leia também
-
Antes de matar ex a facadas, assassino enviou áudios com ameaças de morte
-
Polícia investiga ação de “piratas do jet-ski” na Baixada Santista
-
Homem que matou ex a facadas na rua enviou áudio para amigo após crime
-
Zoológico de SP recebe raposas que inspiraram personagens de animações
Com capacidade para armazenar um volume equivalente a 360 piscinas olímpicas, o novo piscinão contribuirá para o controle de inundações em uma área de até 100 km². O reservatório liga o Córrego Jaboticabal, próximo à Rodovia Anchieta, ao Ribeirão dos Meninos, em São Bernardo do Campo. No total, foram investidos R$ 573 milhões na obra.
“A gente tem que lembrar que por décadas e décadas o planejamento urbano não aconteceu e ficou um passivo enorme que temos de enfrentar agora com grandes obras e investimentos”, disse Tarcísio, que aproveirou o evento para listar uma série de outras obras inauguradas em sua gestão, iniciada em 2023.
Governador critica a Enel
Para auxiliar no escoamento da água do piscinão, foram instalados motobombas com vazão de 850 litros por segundo. Em seu discurso, Tarcísio destacou que as bombas “vão funcionar com gerador porque a Enel não fez a ligação de energia”.
“Pra variar, [a Enel] deixou a gente na mão. Vamos botar [o piscinão] para funcionar com gerador”, afirmou Tarcísio.
