Parte dos tetos da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) desabou na tarde desta segunda-feira (8/12), durante a tempestade que atingiu a cidade de São Paulo.
Imagens obtidas pelo Metrópoles mostram parte da estrutura do instituto de administração destruída. Nas fotos, é possível ver diversos dispositivos de iluminação caídos, cabos elétricos e até granizo no interior do prédio.



Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Reprodução/Redes sociais
A FEA-USP informou, em nota, que “em decorrência da chuva de granizo e dos fortes ventos que ocorreram há pouco, algumas placas do forro do saguão do FEA 1 foram danificadas, assim como vidros dos corredores da fachada da FEA também sofreram danos”. Como medida preventiva, o instituto orienta que as escadas sejam utilizadas para acesso às salas do pavimento superior da unidade, uma vez que a rampa está temporariamente interditada.
No caso da FFLCH, a comunicação afirmou que o desabamento ocorreu no prédio da Administração, onde uma parte do forro do teto cedeu. Segundo a faculdade, o ocorrido foi algo isolado e ninguém se machucou.
Alerta severo para fortes tempestades
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo, para a formação de fortes tempestades e rajadas de vento extremas, por causa da formação de um ciclone extratropical no Sul do país. O aviso vale para todas as regiões do estado de São Paulo, devido à passagem de um ciclone extratropical pela costa da região Sudeste.
Leia também
-
Fuvest divulga lista de aprovados e locais de prova para a 2ª fase
-
Mais de 100 mil estudantes fazem 1ª fase da Fuvest neste domingo
-
Fuvest anula questão de matemática da 1ª fase do vestibular. Veja qual
-
Fuvest: tudo o que você deve saber antes de fazer a 1ª fase da prova
Segundo o órgão, o fenômeno deve intensificar áreas de instabilidade, provocando chuvas fortes, ventos intensos, raios e até granizo em alguns pontos. Há risco de queda de árvores, destelhamentos e interrupções de energia elétrica.
Mais cedo, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos. Conforme o CGE, o alerta é para chuva forte, com potencial para queda de granizo e formação de alagamentos.
O que fazer durante a tempestade:
- Evite ficar em áreas abertas ou sob árvores durante as tempestades.
- Recolha objetos soltos de varandas e quintais.
- Se estiver dirigindo e um fio energizado cair sobre o carro, permaneça dentro do veículo e chame o Corpo de Bombeiros (193).
- Em qualquer emergência, ligue para a Defesa Civil (199).
- Cadastre seu celular para receber alertas gratuitos enviando o CEP por SMS para 40199.

