MAIS

    Trecho da Linha 11 da CPTM é interditado por obra. Veja alternativas

    Por

    A partir desta segunda-feira (29/12), os trens da Linha 11-Coral da CPTM não vão circular entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, devido às obras do metrô na região da estação Penha, na zona leste de São Paulo.

    A interdição parcial acontece até 7 de janeiro de 2026. Segundo o Metrô, a medida é necessária para a passagem do tatuzão, tuneladora responsável pelas obras de ampliação da Linha 2-Verde.

    Trecho da Linha 11 da CPTM é interditado por obra. Veja alternativas - destaque galeria3 imagensLinha 11-Coral da CPTMEstação Estudantes, da Linha 11-CoralFechar modal.MetrópolesLinha 11 da CPTM1 de 3

    Linha 11 da CPTM

    Divulgação/Governo de SPLinha 11-Coral da CPTM2 de 3

    Linha 11-Coral da CPTM

    Valentina Moreira/ MetrópolesEstação Estudantes, da Linha 11-Coral3 de 3

    Estação Estudantes, da Linha 11-Coral

    Valentina Moreira/ Metrópoles

    Como alternativa, os passageiros poderão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, que terá as integrações gratuitas abertas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ao longo de toda a operação comercial. Esse trecho da Linha 3 começa a funcionar a partir das 4h para acompanhar o horário de funcionamento da Linha 11.

    Alternativas

    Entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro, a Linha 11-Coral terá a operação dividida. Os trens circularão normalmente nos trechos entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda.

    Não haverá circulação no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Além da Linha 3-Vermelha do Metrô, os passageiros podem utilizar ônibus que ficarão estacionados nas duas estações.

    Leia também

    Durante a interdição, as integrações com a Linha 3-Vermelha estarão abertas a partir das 4h, mesmo horário de início da operação da CPTM. Entre 4h e 4h40, a Linha 3-Vermelha funcionará apenas no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé; após esse horário, passará a operar em toda a sua extensão.

    A estação Brás também seguirá como opção de integração gratuita entre as duas linhas. Para os passageiros do trecho leste da Linha 11-Coral, a Linha 12-Safira é outra alternativa, com transferências nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.

    Paese

    Entre os dias 29 e 31 de dezembro e de 5 a 7 de janeiro, haverá reforço no atendimento aos passageiros com a operação do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que contará com ônibus gratuitos nos horários de pico, realizando o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste, segundo o Metrô.

    Nas obras de ampliação do sistema, o início da escavação ocorre em área de solo arenoso e próxima à via da Linha 11-Coral, na região da futura estação Penha. “Durante esse período, o trecho ferroviário será desativado e o solo monitorado continuamente. Após ultrapassar a área da Linha 11-Coral, a tuneladora seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva”, afirma a companhia.