O Flamengo conquistou o tetracampeonato da Libertadores nesse sábado (29/11) ao derrotar o Palmeiras por 1 x 0. O resultado coloca o time carioca no posto de primeiro brasileiro a vencer a competição quatro vezes. Durante a celebração do título no Rio de Janeiro, um detalhe chamou a atenção: o topo do troféu foi danificado durante a festa do elenco com os torcedores.
Durante toda a história da competição, o incidente aconteceu somente com outras duas equipes. O Once Caldas teve o troféu danificado em 2004, quando derrotou o Boca Juniors, da Argentina, na decisão. Relembre:
Leia também
-
Coincidência inusitada une brasileiros campeões da Libertadores. Veja
-
Felipe Anderson tem lesão diagnosticada após final da Libertadores
-
Danilo e Alex Sandro atingem marca juntos com Libertadores do Flamengo
-
Rio de Janeiro iguala São Paulo em títulos de Libertadores. Veja lista
Outra equipe que teve a taça danificada foi o Corinthians, em 2012. O time paulista derrotou o Boca Juniors por 2 x 0 e conquistou o título inédito em sua história. O troféu conquistado pelo Timão foi danificado, também no topo, 17 dias após a conquista.


Reprodução / x
Desde então, Once Caldas e Corinthians não voltaram a vencer a Libertadores. A vez em que o time colombiano chegou mais perto de vencer a Libertadores depois do título de 2004 foi em 2011, quando a equipe alcançou as quartas de final do torneio. Nessa edição, o Once Caldas foi eliminado pelo Santos de Neymar, que viria a ser o campeão daquela Libertadores.
A melhor campanha do Corinthians na Copa Libertadores depois do título invicto de 2012 foi chegar às oitavas de final, o que aconteceu em três edições:
- 2013: Eliminado pelo Boca Juniors (ARG)
- 2015: Eliminado pelo Guaraní (PAR)
- 2016: Eliminado pelo Nacional (URU)
