Portal Estado do Acre Notícias

Trump: “Qualquer país que venda drogas aos EUA está sujeito a ataques”

trump:-“qualquer-pais-que-venda-drogas-aos-eua-esta-sujeito-a-ataques”

Trump: “Qualquer país que venda drogas aos EUA está sujeito a ataques”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o tom contra a Venezuela e países latino-americanos, nesta terça-feira (2/12), ao afirmar que nações envolvidas na produção ou venda de drogas para o mercado norte-americano poderão ser alvo de ataques militares.

A declaração, feita ao final de uma reunião de gabinete marcada por elogios de subordinados, escala as ameaças do republicano sob o argumento de combater o “narcoterrorismo” na região.

“Qualquer um que fabrique isso [drogas] e venda para o nosso país está sujeito a ataques. Não apenas a Venezuela”, disse Trump, mencionando a Colômbia entre os países produtores.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, tem criticado abertamente Washington e foi incluído recentemente na lista de sanções dos EUA.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Donald Trump

Pete Marovich/Getty Images2 de 4

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

Marovich/Getty Images3 de 4

Maduro durante pronunciamento

Jesus Vargas/Getty Images4 de 4

Nicolás Maduro

Jesus Vargas/Getty Images

Escalada militar

Leia também

Ataques terrestres “em breve”

Trump disse que a chamada Operação Lança do Sul poderá avançar para ações terrestres. “É muito mais fácil, e nós conhecemos os trajetos que eles percorrem. Sabemos tudo sobre eles. Sabemos onde eles moram”, afirmou.

Segundo o norte-americano, esses ataques poderiam ocorrer “muito em breve”.

Na última semana, durante conversa com militares, Trump já havia antecipado uma expansão da ofensiva e chegou a declarar unilateralmente que o espaço aéreo venezuelano deveria ser considerado “fechado”.

Sair da versão mobile