Uma das obras mais importantes previstas para a Baixada Santista, a do Túnel Santos–Guarujá, teve o prazo de assinatura do contrato prorrogado a pedido da empresa vencedora do leilão. A Mota-Engil, uma empresa de Portugal, responsável pelo projeto, solicitou mais tempo ao governo de São Paulo para concluir as etapas internas obrigatórias antes de assumir oficialmente a concessão. O pedido foi aceito e publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (3/12).
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o processo segue o rito normal para projetos desse porte e não há qualquer risco para o andamento da obra. A prorrogação, segundo a pasta, está dentro dos limites legais e garante segurança jurídica ao empreendimento. Agora, a expectativa é que o contrato seja assinado até o fim de janeiro de 2026.



Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá
Divulgação/Governo de SP
Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP
Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles
Lula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-Guarujá
GovBr
O Túnel Santos–Guarujá é considerado uma das obras mais estratégicas do governo paulista. Com investimento estimado em R$6,8 bilhões, o projeto será a primeira ligação seca entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento, desafogando o sistema de balsas e aumentando a eficiência logística do Porto de Santos.
Túnel Imerso Santos-Guarujá
- Esperado há quase 100 anos, o Túnel Imerso Santos-Guarujá será o primeiro túnel imerso de toda a América Latina.
- Com uma profundidade de 21 metros e 860 de extensão, terá seis pistas (três para cada sentido).
- A expectativa é de que a travessia seja feita em pouco mais de 1 minuto e meio de carro.
- Atualmente, a travessia é feita por meio de balsa ou pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, podendo durar mais de uma hora.
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A Mota-Engil venceu o leilão em setembro deste ano e ficará responsável pela construção e operação do túnel por 30 anos.
A concessionária pediu mais prazo para concluir burocracias internas, como a criação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que é a empresa formada exclusivamente para administrar o projeto e garantir sua viabilidade financeira.


