Portal Estado do Acre Notícias

Túnel Santos–Guarujá tem contrato adiado a pedido da concessionária

tunel-santos–guaruja-tem-contrato-adiado-a-pedido-da-concessionaria

Túnel Santos–Guarujá tem contrato adiado a pedido da concessionária

Uma das obras mais importantes previstas para a Baixada Santista, a do Túnel Santos–Guarujá, teve o prazo de assinatura do contrato prorrogado a pedido da empresa vencedora do leilão. A Mota-Engil, uma empresa de Portugal, responsável pelo projeto, solicitou mais tempo ao governo de São Paulo para concluir as etapas internas obrigatórias antes de assumir oficialmente a concessão. O pedido foi aceito e publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (3/12).

Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o processo segue o rito normal para projetos desse porte e não há qualquer risco para o andamento da obra. A prorrogação, segundo a pasta, está dentro dos limites legais e garante segurança jurídica ao empreendimento. Agora, a expectativa é que o contrato seja assinado até o fim de janeiro de 2026.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá

Divulgação/Governo de SP2 de 4

Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá

Reprodução/Vou de Túnel3 de 4

Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP

Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles4 de 4

Lula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-Guarujá

GovBr

O Túnel Santos–Guarujá é considerado uma das obras mais estratégicas do governo paulista. Com investimento estimado em R$6,8 bilhões, o projeto será a primeira ligação seca entre as duas cidades, reduzindo o tempo de deslocamento, desafogando o sistema de balsas e aumentando a eficiência logística do Porto de Santos.

Túnel Imerso Santos-Guarujá

Leia também

A Mota-Engil venceu o leilão em setembro deste ano e ficará responsável pela construção e operação do túnel por 30 anos.

A concessionária pediu mais prazo para concluir burocracias internas, como a criação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que é a empresa formada exclusivamente para administrar o projeto e garantir sua viabilidade financeira.

Sair da versão mobile