Portal Estado do Acre Notícias

Última hora? Metade dos paulistanos ainda vão às compras para o Natal

ultima-hora?-metade-dos-paulistanos-ainda-vao-as-compras-para-o-natal

Última hora? Metade dos paulistanos ainda vão às compras para o Natal

Faltando menos de uma semana para o Natal, a correria ainda não acabou para muita gente em São Paulo. Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 49,7% dos paulistanos ainda pretendem comprar presentes para a data. Outros 17,2% seguem indecisos, sem saber o que comprar.

O levantamento, feito a pedido da ACSP, também revela que a Black Friday não “esvaziou” o Natal. 77,2% dos entrevistados afirmaram que não anteciparam as compras em novembro. Ou seja, a maior parte deixou mesmo para a reta final de dezembro.

Entre quem pretende comprar, o gasto deve ser mais controlado. A maioria dos consumidores planeja desembolsar entre R$ 50 e R$ 600, e quase metade afirma que deve gastar menos do que no Natal do ano passado. Mesmo assim, 34,9% dizem que pretendem gastar mais do que em 2024.

As compras devem acontecer, principalmente, em grandes redes do varejo e, cada vez mais, pela internet, usando celular ou computador. Roupas, calçados e acessórios lideram a lista de presentes, seguidos por perfumes, brinquedos e itens para a ceia de Natal. Já produtos mais caros, como eletrônicos e eletrodomésticos, aparecem com menos força.

Leia também

Na capital paulista, o cenário é parecido: 43,9% dos moradores pretendem comprar presentes de Natal, e quase 8 em cada 10 dizem que não aproveitaram a Black Friday. A maioria também não pretende usar a segunda parcela do 13º salário para bancar as compras.

Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, as vendas de Natal devem ter um desempenho moderadamente positivo, mas o consumidor segue cauteloso. Juros altos e endividamento pesam no bolso e fazem as famílias priorizarem itens mais essenciais. Ainda assim, o alto número de indecisos pode virar uma oportunidade para o comércio nos últimos dias antes do Natal.

Sair da versão mobile