MAIS

    Último sábado do ano terá calorão e chuvas; veja a previsão do clima

    Por

    O último sábado de 2025 será de calorão em quase todo o país. A onda de calor que atinge o Brasil, intensificada por um vórtice ciclônico de altos níveis, provocará um dia de altas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito estados, sendo eles, todos as regiões do Sudeste e ainda Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina estão sob alerta máximo.

    Segundo o órgão, a condição deve permanecer até a próxima segunda-feira (29/12) e é representada pelo aumento de 5°C na temperatura média, podendo indicar riscos à saúde, como possibilidade de desidratação e agravamento de problemas respiratórios. A máxima é de 38 °C na capital fluminense e 33 °C na paulista.

    Leia também

    Chuvas intensas

    Apesar das altas temperaturas, sob influência de um vórtice ciclônico de altos níveis, fenômeno que proporciona a criação do bloqueio atmosférico, intensificando a atuação de uma massa de ar quente e seco, o sábado deve ser de chuvas intensas em diversas regiões do país.

    No Sul, por exemplo, o avanço de uma frente fria provoca grandes volumes de acúmulos de chuva, que podem chegar a 100 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h, no Rio Grande do Sul. Mesmo com o tempo abafado, é possível que haja o aumento de instabilidades, que provocam chuva intensa. São esperadas tempestades, risco de alagamentos, raios e até granizo para o estado.

    A umidade e o calor favorecem as pancadas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Estados como Acre, Roraima e Mato Grosso, terão acúmulos de até 50 mm/dia e estão sob alerta de perigo potencial para tempestade e chuvas intensas. A máxima é de 30°C para Rio Branco (AC), além de 34 °C em Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT).

    A instabilidade e o calor também persistem no nordeste brasileiro. Há possibilidade de pancadas de chuva rápidas e pontuais em áreas do litoral, como Salvador (BA) e Fortaleza (CE), onde os termômetros alcançam 32 °C. No interior nordestino, no entanto, o tempo segue firme, sem previsões de temporais.