MAIS

    Vai ter ciclone hoje? Confira a previsão do tempo para SP

    Por

    Após ser atingida por uma tempestade e por um ciclone extratropical, a cidade de São Paulo deve ter mais um dia de ventos fortes nesta quinta-feira (11/12). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), no entanto, a intensidade deve ser menor.

    Vai ter ciclone hoje? Confira a previsão do tempo para SP - destaque galeria12 imagensAvenida Brasil, sentido Parque do IbirapueraAvenida Brasil, sentido Parque do IbirapueraZona sul de SPAvenida Brasil, zona oeste de SPAvenida Doutor Arnaldo, zona oesteFechar modal.MetrópolesAvenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera1 de 12

    Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera2 de 12

    Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera3 de 12

    Avenida Brasil, sentido Parque do Ibirapuera

    Redes sociais/ReproduçãoZona sul de SP4 de 12

    Zona sul de SP

    Jéssica Bernardo/MetrópolesAvenida Brasil, zona oeste de SP5 de 12

    Avenida Brasil, zona oeste de SP

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Doutor Arnaldo, zona oeste6 de 12

    Avenida Doutor Arnaldo, zona oeste

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, zona oeste de SP7 de 12

    Avenida Brasil, zona oeste de SP

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida São Paulo, Jordanópolis, São Bernardo8 de 12

    Avenida São Paulo, Jordanópolis, São Bernardo

    Redes sociais/ReproduçãoCorpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados para queda de árvores. Carros, ônibus e vias ficaram bloqueados após a ventania9 de 12

    Corpo de Bombeiros recebeu mais de 500 chamados para queda de árvores. Carros, ônibus e vias ficaram bloqueados após a ventania

    Redes sociais/ReproduçãoRua Hélade, Vila Alexandria, zona sul10 de 12

    Rua Hélade, Vila Alexandria, zona sul

    Redes sociais/ReproduçãoAvenida Brasil, zona oeste de SP11 de 12

    Avenida Brasil, zona oeste de SP

    Redes sociais/ReproduçãoRua Veneza - Jardim Paulista12 de 12

    Rua Veneza – Jardim Paulista

    Redes sociais/Reprodução

    O órgão da prefeitura afirma que o sistema de baixa pressão que deu origem ao ciclone vai se afastar nos próximos dias, o que deve resultar em tempo mais firme e elevação das temperaturas. A previsão é de ventos que podem alcançar os 60 km/h — na terça-feira, os registros chegaram a 98 km/h.

    Nesta quinta, o sol aparece entre poucas nuvens no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínima de 19°C na madrugada e no período da tarde a máxima atinge os 29°C. Os índices de umidade do ar entram em ligeiro declínio, com valores entre 32% e 90%.

    No restante do estado, a Defesa Civil mantém o alerta moderado para vendaval na região de Mogi das Cruzes. A orientação é evitar ficar próximo de árvores grandes; não deixar objetos soltos nos quintais; proteger idosos, crianças e animais domésticos.

    Também há alerta moderado para risco de deslizamentos em Barueri, na Grande São Paulo.

    Ciclone em SP

    Segundo o meteorologista da Defesa Civil Willian Minhoto, o ciclone, apesar de ter se formado na região sul do Brasil, atrai ar de outras regiões do país, canalizando correntes de ar quente e úmido vindas do Norte e do Centro-Oeste. A condição favorece chuva, formação de nuvens carregadas e tempestades.

    Além disso, Minhoto explicou que a borda do ciclone está associada à passagem de uma frente fria que, ao avançar por São Paulo, provoca queda de temperatura, aumento de nebulosidade e ventos de moderados a fortes. O estado sofre efeitos significativos, mesmo longe do núcleo do fenômeno.

    Leia também

    O gabinete de crise montado pela Defesa Civil e composto por lideranças das concessionárias de energia, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundo Social do Estado de SP, Sabesp, Artesp e Arsesp  atua no monitoramento do ciclone e eventuais consequências.

    A ventania interferiu no transporte aéreo e terrestre, e parques foram fechados. Diversos pontos da cidade registraram falta de energia e de água. O Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 500 chamados de quedas de árvores.