Entre as diferentes árvores que dão frutos saborosos o ano inteiro e são fáceis de plantar, a aceroleira chama atenção pelo aproveitamento de suas folhas em chás tradicionais. A planta se adapta muito bem a áreas pequenas e pode até ser cultivada na forma de bonsai.
Leia também
-
Planta com frutos ricos em vitamina C é perfeita para cultivar em casa
-
Jardim exuberante: veja dicas de cuidados com as plantas
-
Sem terra: 4 plantas que crescem fortes e lindas apenas com água
-
Conheça a planta compacta que promete substituir a árvore de Natal
Ao Metrópoles, o botânico Guilherme Ceolin explica que a aceroleira ou “pé de acerola” (Malpighia emarginata) é um arbusto de até 3 metros de altura, com várias ramificações partindo desde a base. Suas raízes não são muito profundas e tem boa tolerância a podas de limpeza e direcionamento de galhos.
“A acerola é conhecida pelos seus frutos com altos teores de vitamina C (até 1600 mg em 100 g de polpa, enquanto uma laranja possui 53 mg na mesma quantidade), podendo ser consumidos in natura ou na forma de sucos feitos na hora”, afirma o profissional.
Além do suco de acerola, as folhas da aceroleira também podem ser usadas no preparo de chás. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam na saúde cardiovascular, além de fortalecer o sistema imunológico devido a alta concentração de vitamina C.
A acerola é uma fruta rica em vitamina C, nutriente com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem os radicais livres
Getty Images
Para aqueles que desejam variar a forma de consumo, o suco de acerola é uma ótima opção
samuraioasis/Getty Images
A folha de acerola pode ser usada para fazer chá
Getty Images
A acerola contém fibras que aumentam o tempo de digestão, controlando a fome ao longo do dia
Alto Astral/ Reprodução
A folha de acerola é fonte de ativos anti-inflamatórios
Getty Images
Dicas de cultivo
O botânico relata que a aceroleira costuma tolerar muito bem os diversos climas brasileiros. No entanto, a planta se adapta melhor em climas mais quentes, podendo morrer ou sofrer queimaduras nas folhas em dias muito frios de inverno.
“A dica é plantar mudas com altura de pelo menos 30 cm em épocas mais quentes e úmidas do ano, cuidando para preparar um solo bem drenado (mistura de argila com areia) e fértil (de preferência com húmus de minhoca), com umidade sempre presente, mas sem encharcar”, ensina Guilherme Ceolin.
Em relação à produção de frutos, a aceroleira produz até 4 vezes por ano em climas mais quentes e até 3 vezes em locais com invernos mais frios.
Segundo o profissional, a aceroleira é uma planta muito bonita, tanto em aspecto geral quanto em termos de coloração das flores e frutos. “É uma boa opção estética para enfeitar um espaço verde.”
