Câmeras do SmartSampa, sistema de monitoramento da Prefeitura de São Paulo, registraram a ação dos homens que invadiram a Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista, e roubaram oito gravuras do artista francês Henri Matisse e cinco gravuras do brasileiro Candido Portinari, na manhã desse domingo (7/12).
As imagens foram registradas às 10h43. Após o roubo, os ladrões são vistos estacionando uma van na Rua João Adolfo, próximo à Avenida Nove de Julho. Os dois retiram as obras do veículo e caminham pela calçada.
Segundo a prefeitura, administradora do espaço, o local conta com sistema de câmeras e o material será fornecido às autoridades policiais. A biblioteca passou por perícia. A administração afirma que as obras contam com apólice de seguro.
Leia também
-
Biblioteca Mário de Andrade: obras roubadas são de Matisse e Portinari
-
Homens armados invadem e roubam Biblioteca Mário de Andrade, no centro
-
Livro raro furtado da biblioteca Mario de Andrade em 2008 é recuperado
-
PF devolve obra rara furtada em 2006 da Biblioteca Mário de Andrade
Henri Matisse foi um pintor francês do início do século 20, figura central do fauvismo, movimento marcado pelo uso ousado de cores vivas e pinceladas livres. Portinari é um dos maiores artistas do modernismo brasileiro.
Roubo na biblioteca
- A biblioteca foi invadida por dois homens armados na manhã de domingo. Os criminosos roubaram obras de arte que estavam no local, segundo a Polícia Militar. Eles renderam os seguranças e fugiram em direção à estação Anhangabaú do Metrô.
- Não houve registro de feridos.
- A Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do Brasil, atrás apenas da Biblioteca Nacional. O local, que completou 100 anos em fevereiro, guarda quase 1,5 milhão de itens, somando livros, mapas e documentos.
