Ícone do site Portal Estado do Acre Notícias

Bebê teria defecado dentro da própria mãe devido à demora no atendimento em maternidade de Tarauacá, denuncia vereadora

Uma grave denúncia envolvendo o atendimento na maternidade de Tarauacá veio a público nesta semana após a vereadora Veinha do Valmar (PDT) divulgar, nas redes sociais, uma nota de repúdio relatando uma situação considerada por ela como “descaso e abandono” por parte do Governo do Estado do Acre.

De acordo com a parlamentar, uma gestante indígena, vinda da aldeia do Rio Humaitá, procurou a maternidade do município para realizar o parto, mas enfrentou uma demora excessiva no atendimento. Segundo o relato, durante a espera, o bebê teria defecado ainda dentro do útero, aspirando as próprias fezes, o que resultou em um quadro de extrema urgência para mãe e criança.

A vereadora destacou ainda a precariedade estrutural da unidade de saúde. Conforme a denúncia, a maternidade não conta sequer com recepcionista para acolher as pacientes, o que sobrecarrega a equipe médica. “O médico precisa se desdobrar em várias funções, desde socorrer a paciente até carregar oxigênio, enquanto as enfermeiras fazem o máximo possível para auxiliar”, afirmou Veinha.

Diante da gravidade do caso, a paciente precisou ser transferida para Cruzeiro do Sul. No entanto, a vereadora relatou que a pista de pouso de Tarauacá continua sem liberação para voos, o que impossibilitou o transporte aéreo direto. Como alternativa, a gestante foi levada de ambulância até Feijó, para então seguir viagem de avião. A situação teria sido ainda mais crítica porque, segundo a parlamentar, duas ambulâncias do município estão fora de funcionamento, aguardando revisão.

“Essa mãe e esse bebê correram risco de não resistirem à viagem. Tudo isso por conta da irresponsabilidade do governo do Estado, que há anos é alertado sobre essas mesmas situações e nada faz”, declarou a vereadora, citando diretamente o governador Gladson Cameli e a gestão estadual.

Veinha do Valmar também fez um apelo emocional ao questionar como seria a reação das autoridades caso a situação envolvesse familiares de gestores públicos. “E se fosse o filho do governador? Ou o meu filho, ou o seu?”, indagou.

Apesar das críticas, a parlamentar fez questão de elogiar os profissionais da saúde que atuam em Tarauacá. “Quero parabenizar todos os funcionários da saúde, que precisam se desdobrar diariamente. Vocês têm o meu respeito e admiração”, afirmou.

Ao final da nota, a vereadora reforçou que continuará denunciando e cobrando providências. “Mesmo que nada seja feito, seguirei me manifestando e lutando pelo melhor para a população tarauacaense”, concluiu, destacando que seu mandato permanece voltado à defesa dos interesses da população do município.

Até o fechamento desta matéria, o Governo do Estado do Acre não havia se manifestado oficialmente sobre as denúncias.

Nota de repúdio  na íntegra  da vereadora 

Mais uma situação de descaso e abandono porparte do governo do Estado @gladsoncameli@governo.acre. Essa mãe, veio da aldeia indígena do Rio Humaitá para realizar o parto do seu bebê. Porém, por conta da demora em conseguir ganhar o bebê, o bebê defecou dentro da mãe e acabou comendo as fezes, o que acarretou em uma situação de extrema urgência. Entretanto, a nossa maternidade encontra-se numa situação lamentável não tendo nenhuma recepcionista para atender as pacientes. O médico precisa se desdobrar em várias funções: socorrer a paciente, carregar oxigênio, realizar todo o apoio. E as enfermeiras dando o máximo que podem para ajudar o médico. Além de toda essa triste situação, ainda nos deparamos com a desamparo em relação a pista de voo de TK, que continua na mesma situação. A paciente precisou viajar para CZS, contanto precisou ir de ambulância (detalhe que duas ambulâncias de TK não estão funcionando pois estão para revisão), para Feijó e de lá pegar o voo para CZS, correndo o risco da mãe e da criança nem resistirem a viagem, tudo isso por conta da pista de voo de TK até hoje não ter sido liberada para realização de voo. Isso é um absurdo, a população de TK mais uma vez pagando pela irresponsabilidade do governo do Estado. Me sinto envergonhada de está revindicando essa situação, que por tantas vezes repetida e o governo do estado nada faz. E se fosse o filho de alguns deles? Se fosse o filho do governador? Se fosse o meu ou o seu filho nessa situação. Quantas vezes já falamos do mesmo assunto e quantas nessoas já nerdemos por essa falta de

responsabilidade. Vergonha em ver o nossa cidade nessa situação. Quero parabenizar todos os funcionários da saúde por ter que se desdobrar em nossa cidade, vocês tem o meu respeito e admiração. Ainda que nada seja feito, eu irei continuar a me manifestar e lutarei pelo melhor para nossa população tarauacaense.

Nosso mandato sempre em favor da nossa população tarauacaense.

Sair da versão mobile