Um homem desapareceu no mar, nesta quinta-feira (1º/1), depois de tentar atravessar uma região conhecida como segundo canal, na praia de Vila Mirim, em Praia Grande, litoral de São Paulo. Segundo familiares, ele foi rapidamente arrastado pelas ondas e não voltou mais à superfície.
De acordo com relatos de um familiar, o homem estava tentando atravessar o canal quando foi puxado pela correnteza. Ele afundou rapidamente e não foi mais visto, gerando mobilização imediata das equipes de resgate. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foi acionado rapidamente pelo telefone de emergência 193. Equipes de salvamento aquático e uma unidade de resgate se deslocaram para o local para auxiliar nas buscas.
Até a publicação desta reportagem, as buscas pelo homem ainda estavam em andamento. A ocorrência segue ativa, com as equipes totalmente empenhadas em localizar a vítima.
O caso se insere em um contexto de grande movimento no litoral paulista. Entre os dias 29 e 31 de dezembro de 2025, o GBMar registrou 130 ocorrências de afogamento, com 180 vítimas salvas e três mortes confirmadas, além de pelo menos um desaparecido.
Entre todas as cidades do litoral paulista, Guarujá foi a mais afetada durante os três dias de fim de ano, registrando 48 ocorrências de afogamento. Só no dia 31, a cidade teve 41 atendimentos, com 64 vítimas salvas e um óbito. Logo atrás, Ubatuba se destacou como a segunda cidade com mais ocorrências, registrando 34 atendimentos entre 29 e 31 de dezembro, com 40 vítimas salvas.
Leia também
-
Litoral norte de SP entrará em 2026 sob alerta máximo de chuvas
-
Após 12h de bloqueio, Serra Antiga da Rodovia dos Tamoios é liberada
-
Veja a lista das 23 praias impróprias para banho no litoral de SP
-
SP tem alerta de tempestades e ventos de 100 km/h no 1º dia do ano
Como se proteger e evitar afogamentos
O afogamento é um tipo de acidente grave que ocorre quando uma pessoa aspira líquidos não corporais, como água, e pode acontecer em rios, lagos, piscinas, oceanos e até na banheira de casa. Por isso, é fundamental ter atenção redobrada e seguir algumas orientações de segurança.
Fique alerta:
- Nunca deixe bebês sozinhos no banho ou perto de qualquer recipiente com líquidos.
- Fique de olho nas crianças e estabeleça regras claras de segurança.
- Em praias, rios e represas, informe-se sobre a profundidade e os melhores locais para banho.
- Use sempre colete salva-vidas em embarcações.
- Evite entrar na água após consumir bebidas alcoólicas.
- Não nade sozinho, em locais isolados ou durante a noite.
- Ao nadar, siga em diagonal à correnteza e, se não conseguir sair, peça ajuda imediatamente.
O que fazer durante um afogamento:
- Não lute contra a correnteza e evite entrar em pânico; tente flutuar e pedir socorro.
- Siga rigorosamente as instruções do socorrista para facilitar o resgate.
- Não tente salvar alguém sozinho se houver risco: ligue para 193 e jogue algum material flutuante até a chegada de profissionais.
