Portal Estado do Acre Notícias

Diretor da PF diz que Venezuela fechou fronteira; Brasil mantém aberta

diretor-da-pf-diz-que-venezuela-fechou-fronteira;-brasil-mantem-aberta

Diretor da PF diz que Venezuela fechou fronteira; Brasil mantém aberta

A Polícia Federal (PF) acompanha de perto a escalada de tensão na Venezuela após a confirmação, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma operação militar que teria resultado na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Em conversa com a coluna, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que a fronteira entre Brasil e Venezuela foi fechada do lado venezuelano, enquanto o Brasil mantém seus postos abertos.

Leia também

Segundo ele, a PF já atua em articulação direta com o Itamaraty para monitorar possíveis desdobramentos do conflito.

“Nosso adido policial e adido adjunto estão na Embaixada do Brasil em Caracas, colhendo informações diariamente para assessorar a embaixadora e tentar antever movimentos. Por enquanto, todos estão em segurança. A Venezuela fechou a fronteira. O Brasil, não”, afirmou Rodrigues.

A declaração ocorre após Trump anunciar, na rede Truth Social, que forças norte-americanas realizaram um ataque de grande escala contra alvos na Venezuela, incluindo a capital Caracas.

EUA x Venezuela

Segundo o presidente dos EUA, Maduro teria sido capturado e retirado do país junto com a mulher, Cilia Flores. Trump afirmou ainda que uma coletiva de imprensa seria realizada para detalhar a operação.

O governo venezuelano reagiu duramente às declarações. Em comunicado oficial, Maduro — que não reconhece a captura — decretou estado de emergência nacional e acusou os Estados Unidos de promover uma “agressão militar imperialista” contra áreas civis e militares em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

O regime convocou a mobilização das forças armadas e de grupos civis aliados.

Sair da versão mobile