Policiais Militares do 6º Batalhão (6º BPM) realizou, na manhã desta sexta-feira (31), uma operação policial no centro da cidade de Cruzeiro do Sul, nas proximidades da ponte, durante patrulhamento ostensivo-preventivo de rotina.
Durante a ação, a equipe policial, comandada pela autoridade de serviço, abordou três indivíduos em atitude suspeita. Após consulta aos sistemas oficiais, foi constatado que todos possuíam mandados de prisão em aberto expedidos pela Vara de Proteção à Mulher e Execuções Penais de Cruzeiro do Sul, sendo identificados como F. de A. A. D., F. E. F. A. e J. F. A. da S.
Diante da confirmação judicial, foi dada voz de prisão aos três homens, que se encontravam na condição de foragidos da Justiça. A presença reiterada dos indivíduos na região central, área de grande circulação de pessoas, aliada ao histórico de envolvimento em crimes contra o patrimônio, representava risco à ordem pública, à segurança de comerciantes e de transeuntes.
Para garantir a integridade física dos conduzidos, da equipe policial e de terceiros, bem como para evitar tentativa de fuga ou resistência, foi necessário o uso de algemas, de forma excepcional, proporcional e devidamente justificada, conforme determina a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal.
Após a prisão, os indivíduos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia competente, onde foram entregues à autoridade policial de plantão para a adoção das providências legais cabíveis.
A Polícia Militar reforça que ações como essa fazem parte do trabalho contínuo de combate à criminalidade e de preservação da ordem e da segurança da população.
