Quem é que nunca exagerou nas festas de fim de ano? Pode ser na alimentação, cheia de gordura e doces, na bebida e até mesmo nas noites mal dormidas e rotina intensa de lazer. É normal que os excessos do período interfiram na saúde, mas é possível se recuperar mantendo a constância e sem desistir de vez por já ter começado o ano com o pé na jaca.
Leia também
-
Yoga e intestino: pratique para melhorar digestão e bem-estar
-
Xô, mau humor! Saiba como melhorar seu bem-estar com a alimentação
-
Hormônios do bem-estar: saiba como se sentir melhor naturalmente
-
Especialista esclarece mitos e verdades sobre hábitos de bem-estar
Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, reforça ainda que apesar dos malefícios trazidos pelo exagero, é importante não se culpar e não entrar em uma rotina de restrição.
“O período pós-festas exige uma abordagem consciente e gentil para reequilibrar o corpo. A rotina de cuidado com a saúde deve ser retomada gradualmente e sem culpabilização por exageros, priorizando um cuidado que auxilie o corpo na eliminação de toxinas”.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Confira 10 dicas do especialista para começar o ano bem
Hidrate-se
O excesso de álcool, junto com o aumento de sódio em função das comidas festivas, podem causar uma desidratação mais intensa no organismo. Por isso é necessário dar uma atenção extra para a garrafinha de água. Leve para onde for e não espere sentir sede.
“Chás de ervas como hortelã, camomila ou gengibre são alternativas para auxiliar na digestão. A água de coco é uma bebida natural e excelente para ajudar na reposição dos eletrólitos que podem ter sido perdidos durante os dias de excessos”, ressalta o nutrólogo.
Evite (ou reduza muito) processados, frituras e açúcar
Depois de comer muita fritura e doce, é interessante dar uma pausa para o sistema digestivo, diminuindo ou evitando esse tipo de alimento.
Estabeleça uma rotina de sono
Depois de alguns dias de recesso e farra, pode ser difícil ajustar o sono. Enquanto alguns dormiram demais, outros dormiram de menos e voltar aos horários do dia a dia pode ser uma dificuldade. Se esforce para voltar a dormir e acordar sempre nos mesmo horários, mesmo aos fins de semana.
Crie um ambiente relaxante
Mexer no celular antes de dormir é uma prática comum, mas que interfere muito no sono. Para garantir um corpo e mente mais relaxados para os momentos de descanso, evite as telas pelo menos uma hora antes de deitar. Invista em um ambiente escuro e com temperatura agradável.
Volte aos poucos aos exercícios
“Atividades leves como uma caminhada, um alongamento suave ou a prática de yoga já são suficientes para auxiliar na melhoria da circulação sanguínea e no humor”, reforça o médico.
Invista no autocuidado
Dedique-se a hábitos que te fazem bem. Pode ser meditação, ler um livro ou ver uma série, tomar um banho relaxante. Daniel explica que os níveis de estresse e ansiedade costumam aumentar nesse período e investir em atividades que relaxem é importante.
Tome um pouco de sol
A vitamina D tem um importante papel na regulação do humor e no aumentos dos níveis de energia. É positivo e saudável se expor ao sol, desde que seja com cuidado e moderação. Evite se expor entre entre 10h e 16h.
Dê uma pausa no consumo de bebidas alcoólicas
Depois do exagero no álcool, o fígado precisa de um sossego. Depois de trabalhar intensamente no período das festas, o órgão precisa de um tempo ara se recuperar e manter a função adequada.
Cuidado com o excesso de cafeína
Aliada de quem sai para curtir mas não teve a sorte de contar com um recesso, a cafeína garante picos de energia, mas não deve ser consumida descontroladamente. O excesso pode afetar a qualidade do sono e desencadear ou intensificar quadros de ansiedade.
Priorize alimentos frescos e grãos integrais
Essa dica não vale só para o período após as festas, ela pode ser colocada em prática o ano inteiro. Aposte na variedade de frutas, verduras e legumes nas refeições diárias. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras que são importantes tanto para a recuperação, quanto para o bom funcionamento do organismo em geral.
“Opte também por alimentos como arroz integral, aveia e pães integrais, que fornecem energia de forma mais sustentada e lenta, e também contribuem significativamente para a melhoria do funcionamento intestinal”, completa Daniel.
