Um suposto ataque terrorista inspirado no Estado Islâmico (ISIS), na véspera de Ano-Novo, foi frustrado por autoridades dos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2/1) pelo Departamento Federal de Investigação, também conhecido como FBI.
O suspeito foi identificado como Christian Sturdivant, morador da região de Mint Hill, no estado da Carolina do Norte. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, o homem de 18 anos queria ser um “soldado do ISIS” e, por isso, planejava cometer um atentado contra um supermercado e um restaurante de fast-food locais.
As investigações começaram em 18 de dezembro, quando o FBI em Charlotte recebeu informações de que o homem estaria fazendo diversas postagens em redes sociais em apoio ao grupo jihadista.
Na época, um funcionário da inteligência norte-americano teria começado a conversar com Sturdivant, fingindo ser membro do Estado Islâmico. Em um dos contatos, o suspeito teria revelado seus planos para o agente.
Leia também
-
Trump anuncia ataque dos EUA contra o Estado Islâmico na Nigéria
-
EUA realiza ataques na Síria como “vingança” contra o Estado Islâmico
-
Trump compara cartéis ao Estado Islâmico e promete continuar ataques
-
Autor de atentado em Manchester jurou lealdade ao Estado Islâmico
Em 29 de dezembro do último ano, autoridades locais cumpriram um mandado de busca na casa do suspeito, e encontraram um manual intitulado “Ataque de Ano-Novo 2026”. No texto, o homem colocou como objetivo atacar o maior número possível de civis, assim como policiais. Segundo o Departamento de Justiça, Sturdivant cometeria suicídio após a ação para que “morresse como um mártir”.
Na residência do suspeito foram apreendidos martelos, facas, luvas táticas e um colete, que seriam utilizadas no ataque.
Atualmente, Sturdivant está sob custódia federal. Se condenado, ele poderá pegar uma pena de até 20 anos de prisão.
