O primeiro dia do ano começou ensolarado e abafado no estado de São Paulo, mas uma forte chuva é prevista para o período da tarde, acendendo o alerta das autoridades para ocorrências e emergências. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades nesta quinta-feira (1º/1).
De acordo com o instituto, a previsão é de chuva e ventos intensos, que podem atingir até 100 quilômetros por hora, além de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A capital paulista amanheceu com sol entre nuvens, e os termômetros devem subir ao longo do dia, com temperatura máxima prevista de 31°C. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), as chuvas voltam a ocorrer entre o meio da tarde e o início da noite, acompanhadas de raios, rajadas de vento localizadas e pontos de forte intensidade, mantendo elevado o risco de alagamentos e queda de árvores.
Em Campinas, no interior paulista, a temperatura máxima prevista também é de 31°C, com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. Na cidade de Santos, no litoral, os termômetros devem atingir os 36°C — pancadas de chuva e trovoadas também são previstas.
Leia também
-
Novas regras para bike elétrica e ciclomotor já estão valendo. Entenda
-
Curtos e sonoros: veja os nomes mais registrados em SP no último ano
-
Réveillon na Paulista: equipe de limpeza reclama da falta de lixeiras
-
Megaoperação contra agressores de mulheres prende quase 600 em SP
Chuva acima da média
A previsão do Inmet para esta semana é de volumes de chuva acima da média em praticamente todo o estado, além do aumento da temperatura média nas porções oeste e nordeste de São Paulo.
Segundo a Defesa Civil, a instabilidade no tempo está associada à rápida passagem de uma frente fria pelo oceano, somada ao transporte de umidade da região amazônica. O órgão prevê que a onda de calor que provocou recordes de temperatura na última semana dará lugar a um cenário de chuvas mais persistentes nos próximos dias.
O governo estadual mobilizou o gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios diante da previsão de chuvas intensas. Ao longo de toda a semana, os órgãos responsáveis pela resposta às emergências reúnem-se na sede da Defesa Civil mobilizando e integrando as estruturas para otimizar o atendimento às ocorrências e diminuir o tempo de resposta.
A Defesa Civil orienta os motoristas que pretendem viajar durante o período de Ano-Novo a redobrar a atenção, principalmente durante episódios de chuva forte. É importante evitar trafegar por áreas alagadas, reduzir a velocidade em pistas molhadas, manter distância segura entre os veículos e, em caso de baixa visibilidade, procurar um local seguro para parada.
Para quem estiver na praia durante temporais, recomenda-se evitar permanecer na faixa de areia, não entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros. Em caso de raios, a orientação é sair imediatamente da água e se afastar de áreas abertas. Também é importante respeitar a sinalização das equipes de salvamento, como bandeiras indicativas, e acompanhar os alertas oficiais antes e durante o deslocamento para o litoral.
Quem passará o feriado em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina, em caso de chuva forte ou aproximação de tempestades, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em locais seguros e cobertos. Também é importante suspender atividades ao ar livre durante a ocorrência de raios.
