MAIS

    Kagebara: performer retorna ao DF com nova versão de espetáculo

    Por

    O multiartista e performer Will Lopes apresenta o espetáculo Kagebara (Cura, em português) no Distrito Federal neste fim de semana (3/1 e 4/1). Trata-se de um solo dramático de Butoh, estilo de dança japonês que virou uma das especialidades do brasiliense após carreira de mais de vinte anos nos Estados Unidos e na Europa.

    Leia também

    Em Kagebara, Lopes encena a busca humana por libertação valendo-se dos movimentos expressivos característicos do Butoh. “O masculino em guerra, o feminino em opressão, o animal em revolução, o espírito em voo livre rumo à luz são momentos dramáticos que exploro em movimentos”, aponta o artista brasiliense, ex-aluno de Butoh do mestre japonês Atsushi Takenouchi.

    “Em linguagem arquetípica, Kagebara reconta a busca humana por libertação das dimensões que nos aprisionam e o reencontro com uma existência livre”, completa Lopes, que se consagrou na cena artística brasiliense no início dos anos 2.000, durante apresentações performáticas nos palcos da cidade.

    No Festival Cena Contemporânea de 2010, Lopes ganhou o apelido de “Anjo Louco” ao realizar uma performance aérea na fachada do Ministério do Desenvolvimento, em plena Esplanada dos Ministérios.

    Carreira internacional

    Radicado na Europa desde 2018, o brasiliense expandiu sua atuação como performer, diretor, professor e produtor cultural, criando e consolidando uma rede internacional de colaboração em torno do Butoh. Na Áustria, onde mora atualmente, é um dos organizadores do Hybrid Butoh Vienna Art Festival, realizado desde 2022.

    Criado após um ano de estudos, o espetáculo Kagebara estreou na Itália. Desde então, já passou por 10 países e 20 cidades da América do Sul, Europa e Ásia. Agora, a encenação retorna à Brasília transformada pela estrada. “O que chega ao Teatro Perdiz não é apenas uma reprise, mas um corpo amadurecido por encontros, públicos e territórios — profundamente enraizado na energia de onde tudo começou”, afirma.

    SERVIÇO
    Kagebara
    Onde: Teatro Perdiz, 710 Bloco E – Asa Norte, Brasília/DF
    Datas: Sábado (3/1) e domingo (4/1)
    Horário: 20h
    Duração: 50 minutos
    Preço: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)