Com a chegada de um novo ano, há quem queira dar maior atenção à saúde, o que requer cuidar do cérebro, intestino, fígado e até das artérias. Esses vasos sanguíneos são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo. Entretanto, maus hábitos de vida podem “entupir” essas estruturas e prejudicar o funcionamento do organismo.
Leia também
-
Médico vascular cita frutas populares que ajudam na saúde das artérias
-
Médico vascular aponta as melhores vitaminas para a saúde das artérias
-
Médico cita suplementos que podem ajudar a manter as artérias “limpas”
-
Médico vascular aponta 5 sementes que ajudam na saúde das artérias
Tabagismo, sedentarismo, diabetes, má alimentação e ganho de peso são alguns dos fatores que danificam a saúde das artérias. Adotar um estilo de vida saudável e tratar condições clínicas — a exemplo do aumento do colesterol ruim, o LDL — estão entre as medidas que favorecem a “limpeza” desses vasos. Comer determinados vegetais também colabora para melhorar o interior desses tubos.
As artérias levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo o corpo, porém a formação de placas de gordura na parede dos vasos atrapalha esse transporte
peterschreiber.media/Getty Images
Esse processo de acúmulo de colesterol na parede das artérias é chamado de aterosclerose
Adventtr/Getty Images
Artéria “entupida” por placa de gordura, o que dificulta a passagem do sangue
SCIEPRO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
Placas de gordura se formam na parede das artérias e prejudicam a passagem do sangue
Getty Images
Especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o médico Herik Oliveira menciona que os vegetais são alimentos importantes para a saúde vascular por conter alto teor de fibras, antioxidantes, nitratos naturais e minerais, como o potássio. Segundo o cirurgião vascular e angiologista, algumas opções favorecem o controle da pressão arterial.
Herik cita a beterraba e os vegetais com folhas verde-escuras, a exemplo do espinafre, couve e rúcula. “Esses alimentos são ricos em potássio e nitratos. Isso ajuda na dilatação das artérias, melhora o fluxo sanguíneo e reduz a pressão arterial”, explica. Outra sugestão do especialista é a cebola, rica em flavonoide, ativo com ação vasodilatadora e com potencial de diminuir a inflamação.

O cirurgião vascular esclarece que a cebola e vegetais que contribuem para o controle e combate à inflamação trazem na composição antioxidantes e vitaminas. Esses compostos oferecem ação protetora na parede das artérias contra lesões causadas por radicais livres, previnem o processo de inflamação e reduzem a chance de formação de aterosclerose, ou seja, a formação de placas de gordura nesses vasos.
O médico lista ainda o alho, que contém compostos de enxofre, como a alicina. Esse ativo tem propriedade antioxidante e auxilia na redução do colesterol ruim. De acordo com Herik Oliveira, manter uma alimentação rica em vegetais e grãos integrais e pobre em gorduras saturadas é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a formação de placas lipídicas no interior das artérias.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.