O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parabenizou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o ataque norte-americano à Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro, ocorridos na madrugada deste sábado (3/1).
“Parabéns, presidente Donald Trump, por sua liderança corajosa e histórica em prol da liberdade e da justiça. Saúdo sua determinação e a brilhante atuação dos seus bravos soldados”, escreveu o premiê israelense, em mensagem publicada em inglês.
A manifestação ocorre após Trump afirmar publicamente que os Estados Unidos passaram a administrar a Venezuela depois da ofensiva militar.
Leia também
-
Trump publica imagens assistindo à operação que capturou Maduro
-
Venezuela: prefeito de NY critica Trump e fala em “ato de guerra”
-
Com Rússia em defesa de Maduro, Trump alfineta Putin sobre guerra
-
Trump detalha última conversa com Maduro e revela pedido feito
Durante coletiva, o presidente norte-americano disse que o país da América Latina ficará sob comando dos EUA até que haja uma transição de governo e que Washington assumirá o controle das reservas de petróleo venezuelanas.
Segundo Trump, a operação militar teve como alvo a estrutura do regime chavista e resultou na captura de Nicolás Maduro, que foi retirado do território venezuelano e transferido para os Estados Unidos, onde deve ser julgado por acusações de “narcoterrorismo”.
A ofensiva elevou as tensões internacionais e provocou reações de governos da região. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os ataques e afirmou que a captura de um chefe de Estado e os bombardeios em território venezuelano representam uma “afronta gravíssima à soberania” do país vizinho.
